Pará: Governo diz que Cosanpa busca recursos internacionais para investir em saneamento básico

Crédito: Portal Debate Carajás

O anúncio da solicitação de recursos por Helder Barbalho (MDB) ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos superiores a R$ 100 milhões em obras de saneamento marcou a participação da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) no Seminário “Novos Gestores 2021”, nesta sexta-feira (11), na Estação das Docas, em Belém.

O presidente da Companhia, José Antonio De Angelis, apresentou aos prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos no Pará os projetos e ações em andamento, e as estratégias previstas para os próximos anos.

A busca por recursos faz parte da estratégia de recuperação da Cosanpa, que foi entregue à atual gestão com déficit na maioria dos municípios atendidos pela Companhia, pois o serviço está entre os primeiros no rankig de reclamações do consumidor.

“Não conseguimos recuperar os 25 anos em que a empresa ficou abandonada. Em dois anos ainda não foi possível fazer tudo o que é necessário. Mas, começamos, e com isso a gente espera que, nos próximos dois anos, possamos continuar esse trabalho para que as melhorias efetivamente cheguem a todos. Apresentamos uma nova gestão da Companhia, uma nova forma de pensar saneamento, e pensar juntos, com nossos clientes, prefeituras, todas as pessoas envolvidas, as melhores soluções para água e esgoto nos municípios do Pará”, ressaltou José Antonio De Angelis.

Um dos municípios atendidos pela Cosanpa é Marituba, na Região Metropolitana de Belém, onde foi entregue um novo sistema de abastecimento de água para atender moradores do bairro Beija-Flor, em março de 2020. No entanto, no interior, o serviço da Cosanpa é muito ruim.

“Acredito que a Cosanpa está em um novo caminho. Vamos caminhar juntos para melhorias em Marituba. O problema de saneamento se arrasta há muitos anos, e a população tem colocado esperança para que possamos mudar essa situação”, declarou a prefeita eleita de Marituba, Patrícia Mendes.

A população espera que Helder Barbalho (MDB) não esteja “passando manteiga em venta de gato” e que realmente se fortaleça a Cosanpa porque o serviço oferecido é de péssima qualidade. Comenta-se que dezenas de gestores eleitos estariam dispostos a mandar a Cosanpa para as ‘cucuias’.

Fonte: Portal Debate Carajás

(Com informações Agência Pará)

 

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!