Pará celebra Dia dos Povos Indígenas com ações de saúde

A Sespa também adotou o acesso prioritário à atenção de média e alta complexidade para os pacientes indígenas, assim como a implantação da primeira Unidade de Diagnóstico e Tratamento da malária dentro das dependências da Unidade Básica de Saúde da Aldeia Tawanã.
Créditos: Agência Pará

No dia 19 de abril, comemora-se o Dia dos Povos Indígenas e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) celebra as ações realizadas em prol da população indígena no Pará. As políticas da Sespa para os Povos Indígenas são conduzidas pela Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt), em parceria com os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) vinculados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), monitoradas pelo Conselho Estadual de Políticas Indígenas (Consepi) e pela Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa).

Recentemente, o Hospital Regional Abelardo Santos aderiu ao Programa de Incentivo à Atenção Especializada aos Povos Indígenas, sendo o pioneiro no Amazonas a assinar esse compromisso. A Sespa também adotou o acesso prioritário à atenção de média e alta complexidade para os pacientes indígenas, assim como a implantação da primeira Unidade de Diagnóstico e Tratamento da malária dentro das dependências da Unidade Básica de Saúde da Aldeia Tawanã.

O grupo de trabalho, formado por Sespa, Fepipa, Consepi, Funai e Sesai, tem adaptado o atendimento às diretrizes do Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento do Novo Coronavírus, desde o início da pandemia. As ações específicas da Sespa em regiões com população predominantemente indígena têm sido constantes desde 2020. (Portal Debate, com Agência Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!