Pai sai de Roraima para doar rim à filha que não conhecia no Pará

Acalita, a jovem de 18 anos, tomou a iniciativa de entrar em contato com seu pai, Daniel Vieira, de 41 anos, por meio das redes sociais
Foto: divulgação.

Um homem de Boa Vista, Roraima, decidiu visitar sua filha em Santarém, no oeste do Pará. Além do simples encontro, essa visita ganhou um significado especial quando ele descobriu que sua filha, Acalita Maria Dias, de 18 anos, sofria de um problema renal crônico. Determinado a fazer mais do que apenas conhecê-la, o pai se prontificou a ser um doador de rim.

Acalita, a jovem de 18 anos, tomou a iniciativa de entrar em contato com seu pai, Daniel Vieira, de 41 anos, por meio das redes sociais. Os dois começaram a conversar rapidamente, e Acalita compartilhou com ele sobre sua condição de saúde.

“A gente não se conhecia e alguns dias antes de eu completar 17 anos tive a iniciativa de mandar uma mensagem para ele, falei que eu era filha dele. Ele logo me respondeu, conforme fomos conversando eu contei sobre a minha condição clínica, sobre a doença. Então, o meu pai pronunciou-se, perguntou como poderia fazer para ser meu doador. Eu fiquei em estado de alegria e choque”, relatou Acalita.

Ao saber da condição de sua recém-descoberta filha, Daniel não hesitou. Ele queria ajudá-la de alguma forma, então decidiu viajar de Roraima para Santarém, a fim de conhecer a filha pessoalmente, fazer o teste de DNA e realizar os exames de compatibilidade necessários para iniciar o processo de doação de rim para a jovem.

“Quando ela entrou em contato comigo, fiquei feliz e depois triste ao saber da situação. É muito difícil saber que nosso filho tem uma doença crônica. Eu não pensei duas vezes e vim para Santarém. A equipe do Hospital fez tudo acontecer de forma satisfatória e acolhedora”, relembra Daniel.

Após passarem pelos procedimentos necessários, eles foram atendidos pela equipe competente do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), onde o transplante foi realizado. Em junho deste ano, Acalita recebeu um rim novo de seu pai biológico em um transplante. No dia 13 de julho, médicos e pacientes celebraram um mês desde o procedimento, que até o momento é considerado um sucesso.(Mateus Nino, com informações de Plantão 24 horas news)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!