Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos ana região
Foto: Reprodução

Confira os destaques da política na região sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder:

“Jeová, venha aqui a frente”

Durante cerimônia de lançamento das obras do novo Hospital Municipal de Canaã dos Carajás, a prefeita Josemira Gadelha protagonizou um momento de grandeza política. Quando iniciou sua fala, a prefeita cumprimentou os presentes e convidou o ex-prefeito Jeová Andrade, que estava na cerimônia, para ir até o dispositivo de honra. “Jeová, venha aqui a frente. Nós construímos esse sonho juntos.” Apesar das diferenças políticas, Josemira enfatizou: “Nossa amizade continua.”

Mudança de partido

A vereadora Maria Pereira (PL) deve ser a nova estrela da política a desembarcar no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Canaã dos Carajás. Nos bastidores, a mudança de partido é vista como natural, tendo em vista que a parlamentar é, hoje, líder do governo na Câmara Municipal e está cada vez mais próxima da prefeita Josemira.

Mudança de partido II

Também se cogita nos bastidores que os vereadores Anuarinho (Podemos) e Flávio Gomes (Pros) se filiem ao MDB para as eleições de 2024. Partido mais forte de Canaã, o MDB tem quatro parlamentares eleitos, mas, ao que tudo indica, deve perder pelo menos um – Anderson Mendes. Assim, Dinilson José, Cleverson Zajac, Miguel da Saúde, Maria Pereira, Anuarinho e Flávio devem ser as maiores estrelas da companhia para 2024.

Disputa acirrada

Além dos cinco políticos já citados, o MDB possui outros nomes muito fortes, que podem concorrer ano que vem e tornar a disputa ainda mais acirrada. Cito alguns: Léo Ferreira – que perdeu por 56 votos para Anderson Mendes, Élio do Líder, Marcos Paulo e até João Nunes, que hoje é diretor-presidente do Saae. Preparem os corações!

“Vou voltar, sei que ainda vou voltar…”

Sonham em voltar para o legislativo alguns velhos nomes da política em Canaã dos Carajás. Um já foi citado: Élio do Líder. Mas outros nomes podem tentar voltar à Casa de Leis ano que vem: Rael da Marcenaria (Podemos), Gesiel Ribeiro (que se filiou ao Republicanos recentemente), João Batista Gustavo (PT).

“Tudo que a rádio já toca é bomba”

Um dia depois do Gazeta Carajás denunciar um contrato multimilionário entre a Prefeitura de Itupiranga e a Rádio Jovem FM, o governo municipal segue no mais absoluto silêncio. As informações são de que a Procuradoria do Município está elaborando uma nota para explicar a situação, mas até agora nada… Ninguém sabe, ninguém viu.

Pra que contrato?

Verdade precisa ser dita e justiça precisa ser feita. O secretário de Educação de Itupiranga, Artur Oliveira, conversou com o autor deste Radar do Poder por telefone. Ao contrário de outros membros do governo municipal e de vereadores do município, Artur respondeu aos questionamentos e afirmou que havia inverdades na matéria do Gazeta. De acordo com o secretário, não há um centavo da Educação pago à rádio. Entretanto, o gestor foi questionado pela reportagem sobre o contrato que está vigente. Ele disse que o contrato existe, mas o valor não foi executado, pois não houve necessidade. Mas cá entre nós, secretário, se não há necessidade, pra que contrato?

Tchau, governabilidade! Oi, pré-candidato!

A prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade (MDB), está muito perto de perder a governabilidade. A gestora simplesmente perdeu o apoio da Câmara Municipal. Dos 15 vereadores do município, oito se reuniram em oposição à gestora e iniciaram a jornada em torno de um nome: vereador Garotinho (DEM). Segundo informações, o parlamentar é pré-candidato a prefeito e tem 8% das intenções de voto no município.

Arnaldo e Garotinho em Rondon?

Ventos que sopram de Rondon falam sobre uma dobradinha que pode dar muito certo visando as eleições em 2024. Arnaldo Rocha (Republicanos), líder nas pesquisas eleitorais, pode se juntar com Garotinho na corrida eleitoral e carimbar seu retorno à Prefeitura de Rondo. Será que dá certo? Se der, Adriana tem chances reais de sair derrotada nas urnas.

No encontro do Tocantins e Itacaiúnas

Quem está em plena pré-campanha é Luciano Dias (Cidadania). O vice-prefeito de Marabá deixou seu gabinete na PMM e passou a andar pela Terra de Francisco Coelho para se fazer mais conhecido e conquistar apoio. Luciano foi o escolhido por Tião Miranda na disputa e tem um longo caminho para percorrer até as eleições do ano que vem.

Forte concorrência

Apesar de ser o candidato do absoluto Tião Miranda, Luciano não vai ter vida fácil. Isso porque o favorito na disputa, Chamonzinho (MDB), também está em pré-campanha e vai para a disputa com “sangue nos olhos”. Chamon traz consigo a experiência de muitas campanhas na região e é hoje o mais forte nome do MDB no sudeste do Pará. É preciso lembrar ainda de Dirceu Ten Caten (PT), que corre por fora na disputa.

Leia a publicação original: https://gazetacarajas.com/noticia/2731/radar-do-poder-n-capitulo-11

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!