Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024

Confira os destaques da política na região sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta semana:

Pra quem vai dar green?

Fazer apostas políticas não é comportamento adequado para um vereador, consenso geral. Mas a aposta de 50 cabeças de gado que Junior Garra (PDT) fez deu o que falar na Terra Prometida e movimentou as redes sociais. O ex-secretário bolsonarista apostou alto que o ex-prefeito Jeová Andrade (MDB) não se filiará ao PL até 31 de dezembro de 2023. Postura inadequada? Sim. Mas deu engajamento? Sim. É o que importa.

Garra x Gilvan

Mas o vereador não parou por aí nas polêmicas. Em sua fala na Câmara Municipal durante a última Sessão Ordinária, Junior chamou Gilvan da Van de rei do camarote e pediu transparência nas ações do Sicampo. Quem conhece de perto os dois folclóricos personagens da história de Canaã garante que a picuinha é política. Afinal, os dois sonham em ser prefeito do município.

A respeitada Josemira Gadelha

Quem está com moral no Pará é a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB). Favorita nas eleições de 2024 e aprovada por quase 90% da população, a gestora foi chamada para ser palestrante em dois eventos sobre mineração global. Josemira tem o respeito da comunidade política do Pará e Canaã ganha ao ter sua gestora tão bem-vista e aprovada em todo o Pará.

Aurélio Goiano no PL

O ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, assinou sua filiação ao Partido Liberal. O ato aconteceu no evento do partido em Parauapebas, que reuniu centenas de simpatizantes, lideranças estaduais e nacionais. Já não há dúvidas de que Goiano será o candidato da direita no Peba, caso seu processo seja julgado e sua candidatura homologada.

Zé do Bode já pegou o boné

Em Parauapebas, o vereador Zé do Bode (MDB) não aguentou as pauladas da Secretaria de Saúde, já pegou o boné e voltou para a Câmara Municipal. Detalhe: ficou mal uma semana no cargo. As informações são de que Bode se assustou com o volume de problemas que a pasta municipal acumula. Entre eles, problemas com a justiça e uma estrutura precária.

Reunião de emergência

O Radar do Poder soube que a prefeita de Rio Maria, Márcia Ferreira (MDB), convocou seu time de secretários para uma reunião de emergência. O engraçado é que só três gestores apareceram. Perplexa com a rejeição que está acumulando, a prefeita bateu na mesa e disse que é pré-candidata e que seus secretários precisam postar em suas redes sociais isso. Quem estava presente viu uma mulher encurralada, enfurecida e desesperada.

Reunião de emergência II

Quem não esteve mesmo na reunião foi a vice-prefeita Cleide do Salão (Republicanos). A mulher está cada vez mais popular em Rio Maria e é pré-candidata a prefeita em 2024, o que irrita muito dona Márcia. O que irrita ainda mais a prefeita é o fato de Cleide não poder ser demitida, afinal foi eleita para o cargo que ocupa.

Sem óleo ou sem planejamento?

Segundo fontes, o prefeito de São Geraldo do Araguaia, dr. Jefferson Oliveira, recebeu maquinário que deveria ser encaminhado a setores específicos, mas até agora não foi. Um Fiat Mobi, por exemplo, era para o Sintepp, mas está sendo utilizado em outra função. Uma motoniveladora e uma carregadeira zeradas estão paradas há mais de 60 dias no pátio. Será que faltou combustível? Ou há outras razões mais obscuras por trás?

Republicanos forte

O Republicanos está se tornando o segundo maior partido do Pará. Bem articulado no cenário nacional, o presidente da sigla Evandro Garla segue firme pelo interior visitando municípios e vai lutar para ser o segundo partido com mais prefeitos e vereadores no estado. Recentemente, ele esteve na região do Araguaia e Carajás participando de reuniões e fechamentos. Ao que parece, há paz entre os irmãos da Universal, Missão e, tão logo, da Quadrangular.

Nos bastidores dos partidos

Está acontecendo a dança das cadeiras dos diretórios municipais da maioria dos partidos políticos do Pará. Com o governador Helder Barbalho (MDB) mais próximo de Lula, há uma tendência de que membros mais alinhados ao pensamento progressista assumam a direção do MDB nos municípios. É esperar pra ver.

Altamira com Claudomiro

O prefeito de Altamira, Altamiro Gomes (PSB), reagiu e colocou a máquina para trabalhar em ritmo de cidade grande. Pelo que dizem, sua metodologia de trabalho mudou e a mudança está surtindo efeito. Claudomiro é queridinho de Helder Barbalho por ter atendido seu chamado no segundo turno. Altamira está mais bem administrada e o prefeito começa a vislumbrar a reeleição no horizonte.

O vice ideal em Marabá

Luciano Dias (Republicanos) é o pré-candidato de Tião Miranda na disputa de 2024. Isso, do mamando ao caducando, já se sabe. No entanto, há um burburinho nos bastidores sobre o cargo de vice na chapa de Dias. E é aí que chega a hora da onça beber água. O vice ideal é alguém de outro grupo político. Alguém que é pré-candidato a prefeito, por exemplo. Alguém que aceite a missão de adiar o próprio sonho em prol de um projeto… Consegue pensar em alguém com esse perfil?

Sem caixa não dá

Alguns prefeitos do sudeste do Pará estão com sérias dificuldades econômicas para a disputa. Recursos federais paralisados, FPM mais baixo, folha inchada e contratos para manter acordos políticos. Tudo isso gera baixa popularidade. A verdade é que se não enxugarem a máquina, colocarem a bota e partir pro trabalho, vão amargar uma derrota acachapante nas urnas ou nem fazerem sucessores.

Adriana Andrade virou piada

Por não cumprir promessas de campanha até agora, Adriana Andrade (MDB), prefeita de Rondon do Pará, virou chacota nas redes sociais por uma situação específica. A gestora prometeu uma orla moderna e gigantesca em Rondon pra ser eleita, não cumpriu e agora paga o pato. Os moradores fizeram a inauguração de uma “mesa” na orla do Pipoca, no Rio Surubiju com investimento 100% privado. Quem não tem colírio usa óculos escuro.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!