Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024
Benjamin Tasca, Majorri Santiago e Jefferson Oliveira | Foto: Reprodução/Portal Debate

Confira os destaques da política na região sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta semana:

Caiu pra cima

Se você achou que a exoneração de Junior Garra (PDT) da Sempru ia dar ruim pra Werbet Felipe (PDT), achou errado. Perder a cadeira no legislativo para o titular da função, Felipe até perdeu, mas ganhou de presente um voto de confiança da prefeita Josemira Gadelha e foi nomeado para o lugar de Garra na própria Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural. Isso é o que o Radar do Poder chama de “cair pra cima”.

Garra vira a chave

Do outro lado, Junior Garra pode até ter sentido a exoneração da Sempru, mas virou bem rápido a chave e já voltou à vida parlamentar na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás. Uma vez no legislativo, Garra deve iniciar, de fato, o seu terceiro mandado como vereador de Canaã, já que não ocupou o cargo um dia sequer desde 2021, quando foi nomeado titular da Sempru.

Ventos de Rondon do Pará

Ventos que sopram de Rondon do Pará contaram ao Radar do Poder que Arnaldo Rocha está muito bem cotado para vencer as eleições de 2024. Dizem por aí que empresários, estudantes, aposentados e desempregados estão com o ex-prefeito. Arnaldo representa para estes grupos a esperança, tudo o que o governo de Adriana Andrade (MDB) não entregou até hoje.

Ventos de Rondon do Pará II

Ventos de Rondon do Pará também contaram ao Radar do Poder que Cristina Malcher anda queimada, queimada com a população de Rondon do Pará. Pelas ruas de Rondon, é consenso que ela seria trucidada nas urnas se inventasse uma candidatura em 2024. É carta fora do baralho. A disputa está entre Arnaldo e Adriana.

Tasca isolado

O prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca (PSD), vive um melancólico (provável) fim de sua brilhante trajetória política. Cumprindo o 5º mandato com gestor de Itupiranga, Tasca está isolado e acaba de perder o controle do PSD: o presidente da sigla no estado, Júnior Ferrari, o retirou de suas mãos e nomeou Joana Milesi presidente. Ou seja, se deseja concorrer à reeleição em 2024, o que é cada vez menos provável, vai ter de buscar um novo partido.

Frente ampla em Itupiranga

Ao passo que Benjamin está isolado, a oposição está se posicionando para virar o jogo nas urnas. Agora, MDB, PSD, PT e PTB caminham juntos e estão unidos em torno do nome de Eider Gomes (MDB) na disputa eleitoral. O grupo político é grande, forte, diverso e favorito na disputa majoritária do ano que vem.

Baxim morador de Palestina

Marcos Baxim (PSB) foi prefeito por dois mandatos de Brejo Grande do Araguaia, elegeu seu sucessor e foi candidato a deputado estadual pelo Pará, obtendo 25 mil votos em 2022. Apesar do sucesso em Brejo Grande, Baxim transferiu seu domicílio eleitoral para Palestina e já é especulado na disputa majoritária do município. Dizem por aí que o atual prefeito, Cláudio da Tetê (PSDB), vai apoiá-lo em 2024.

Pr. David perde aliados

O Pastor David (MDB), prefeito de Goianésia eleito na campanha extemporânea, amarga uma rejeição gigantesca em sua cidade e vê uma revoada enorme de aliados. Os antigos companheiros do pastor estão cada vez mais próximos de Russinho (Solidariedade). Russinho, que é filho do ex-prefeito Russo, navega em mar calmo e começou a entender como funciona o sistema.

Aliança forte na Região do Lago

Há comentários fortes de que o prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB) trabalha nos bastidores para ajudar Val Bispo (Sem partido) a se eleger e tirar Valdir Lemes (PSD) do poder em Novo Repartimento. Como já foi adiantado aqui pelo Radar do Poder, Amizade está no grupo de Val e, segundo o que dizem, trata-se de articulação dos Siqueira.

O doutor é bom de voto

Informações de Redenção dão conta de que Dr. Rener (PSD), que quase foi eleito vice-prefeito em 2020, é o nome mais forte da oposição. O ex-vereador é bom de voto e é a grande aposta da massa, de empresários e de políticos locais para ser o próximo prefeito de Redenção. Se o cenário continuar como está, ele será candidato a prefeito pelo PSD.

Majorri enfraquecida

A prefeita de Floresta do Araguaia, Majorri Santiago (PL), está perdendo apoios importantes. Os ex-aliados da prefeita agora estão com Claudinei Borges (MDB), principal nome de oposição, e que ficou em segundo lugar em 2020.

Laane Barros: aprovada!

Lá na Piçarrinha de Açúcar a professora e atual prefeita Laane Barros (MDB) está aquebrantando corações e unindo todos em favor da governabilidade. Ela deve ser candidata única, bem como seu padrinho Wagne Machado (MDB) foi. Laane é queridinha do povo e tem um jeito humilde e carismático de governar. Será reeleita em 2024.

Dr. Jefferson desLOCADO

O prefeito de São Geraldo do Araguaia, dr. Jefferson Oliveira (MDB), ainda não explicou por que vai gastar R$ 9 milhões com locação de equipamentos até junho de 2024, conforme o Gazeta Carajás divulgou. Por essa e por outras, no meio evangélico e político, ele perdeu o brilho e começa a ser tratado de forma indiferente. O encanto da renovação parece ter ido Araguaia abaixo e o gestor está desLOCADO, com o perdão do trocadilho.

Leia aqui na íntegra: https://gazetacarajas.com/noticia/2939/radar-do-poder-n-capitulo-19

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!