Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024
Renan Souto, Wagne Machado e Aurélio Goiano | Foto: Reprodução

Confira os destaques da política na região sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta terça-feira (8):

Em busca do poder

O Radar do Poder está acompanhando as movimentações políticas no sul e sudeste do Pará. A informação é de que nos 39 municípios da região pipocam pesquisas eleitorais de consumo interno. São candidatos da situação e da oposição contratando institutos para testar o eleitorado de suas cidades. A meta é uma só: chegar ao poder. Todos os prefeitáveis já iniciaram pré-campanha.

Rio Maria pega fogo

O ex-prefeito de Rio Maria, Waltinho do Ouro (PSC), participou da posse de Celso Sabino (União Brasil) como ministro do Turismo na última semana. O político representou o município e o fato virou notícia em portais e nas redes sociais de toda a região. O Radar do Poder ouviu falar que a prefeita Márcia Ferreira (MDB) não gostou nada do assunto ter repercutido tanto. A informação é de que muita gente do primeiro escalão do seu governo já está balançando e em dúvida se termina ou não o mandato ao lado dela.

O velho e bom Renan

Ventos que sopram de Água Azul do Norte contaram ao Radar do Poder que a população local está com saudades do velho e bom Renan Souto (MDB). Ele, que já foi prefeito por quatro mandatos, é pré-candidato para 2024 e vai bater de frente com Vandin (PSDB) nas urnas mais uma vez. Ao que parece, Renan está com grupo político forte e tem novas ideias para voltar ao trono de ferro da acolhedora Água Azul.

Aurélio Acorrentado Goiano

O ex-vereador de Parauapebas, Aurélio Goiano (PSD), esteve literalmente acorrentado à cerca do Tribunal de Justiça do Pará. O parlamentar clama para que a corte paraense julgue o processo que o cassou. Aurélio diz que foi cassado por um ato político. Ao que parece, o polêmico político não está para brincadeira e o movimento não é apenas para chamar a atenção.

Juvenil reprovado

Em Altamira, o ex-prefeito Domingos Juvenil (MDB) poderá amargar uma derrota na Câmara de Vereadores durante sessão de julgamento das contas de sua gestão. O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará reprovou as contas do político e agora seu destino está nas mãos dos vereadores locais. Juvenil pode ficar inelegível por oito anos, a contar das próximas eleições.

Nas margens do Araguaia

A temporada de veraneio passou, mas a política continua quente, fervente em São Geraldo do Araguaia. Por lá, o governador Helder Barbalho (MDB) dá sinais claros de que não anda nada bem com o prefeito Dr. Jefferson (PTB). Segundo informações, o candidato de Helder na simpática São Geraldo é o ex-candidato e atual presidente do MDB Douglas Costa.

Correndo atrás do voto

Cada dia mais familiar à política, o pré-candidato a prefeito de Marabá, Luciano Dias (Cidadania), está na busca por mais apoio. O advogado percorre Marabá de ponta a ponta diuturnamente dialogando com mais e mais pessoas. Recentemente, o atual vice-prefeito se reuniu com empresários para falar sobre empreendedorismo. O encontro foi um sucesso e há informações de que cada vez mais empresários aderem à pré-campanha de Luciano.

Com a bola toda

Quem tá cheia da moral e cada dia mais absoluta para as eleições de 2024 é Mariana Chamon (MDB). A prefeita de Curionópolis divulgou que 10 quilômetros da estrada da Serra Pelada já foram asfaltados pela gestão. A obra é um sonho antigo dos moradores da região e levanta demais a moral da prefeita. Detalhe: os profissionais que atuam na pavimentação da estrada são moradores de Curionópolis. Mais força ainda para Mariana.

A imprensa é livre

O prefeito de Xinguara, Dr. Moacir (MDB), moveu uma ação no mínimo questionável contra o site Gazeta Carajás. O gestor colocou seu time jurídico, capitaneado pelos dois filhos advogados, para trabalhar e tentar tirar uma matéria publicada pelo site em 19 de julho deste ano. A matéria falava sobre um processo licitatório de R$ 24 milhões realizado pela Prefeitura de Xinguara para compra de brita. O site não fez juízo de valor, apenas divulgou fatos e mesmo assim foi processado por dr. Moacir. Resultado: a justiça negou a liminar requerida e a matéria continua no ar. Vitória da liberdade de imprensa! Vitória da democracia!

Fala, Passarinho!

Em um debate na Comissão de Minas e Energia, o deputado federal Joaquim Passarinho (PL), pré-candidato a prefeito de Redenção, abriu o verbo e questionou: por que tudo no Pará fica mais caro? O parlamentar questiona os valores absurdos pagos pelo paraense na conta de luz. Joaquim lembra que o estado gera energia limpa para todo o Brasil, mas paga muito caro pela energia. Joaquim ainda diz: “Como vamos explicar para o nosso eleitor o preço dessa energia elétrica? Nós não podemos carregar o Brasil nas costas”. Mandou bem!

Apoio de peso em Eldorado

O secretário das Cidades e Integração Regional do Pará, Wagne Machado (MDB), já declarou seu apoio em Eldorado do Carajás. E o apoio não é para a prefeita Iara Braga (PSD). O preferido do secretário é Klebson Aquino (MDB), o Klebinho, que está cada vez mais forte na disputa. Wagne é primeiro suplente de deputado federal e obteve nada menos que 73.798 votos no estado. Reforço de peso nessa disputa.

O filho de Canaã quer voltar ao poder

“Um celular na mão e um sonho no coração”. Foi essa a legenda que Rael da Marcenaria utilizou ao postar uma foto nas redes sociais na última semana. Não é segredo para ninguém que o filho de Canaã vai tentar disputar uma cadeira no legislativo em 2023. Mais experiente e vivido na política, Rael tem chances reais de voltar à Câmara. Para isso, muita sola de sapato vai ser gasta. Nada que um jovem não possa tirar de letra.

Dos pardais às urnas fraudadas: por onde anda Gesiel Ribeiro?

O ex-vereador de Canaã dos Carajás, Gesiel Ribeiro, se filiou recentemente ao Republicanos e está andando por todo o município. Apesar de ter saído muito pequeno das últimas eleições por conta dos episódios envolvendo os pardais de trânsito e o questionamento da eleição de Josemira, o ex-parlamentar é um político experiente, tem força no município e está tentando realinhar apoios políticos. Se colocar a cabeça no lugar, deixar para trás certas polêmicas, tem chances de voltar ao legislativo.

Ordens de cima

O diretório do PL em Ourilândia foi destituído por ordens da direção estadual do partido. No município, o PL era dirigido pelo ex-candidato a deputado estadual J. Sousa, que obteve 13 mil votos nas últimas eleições. Ainda não se sabe ainda quem deve assumir o partido no município. Ventos contam que o movimento é visto como articulação política para as eleições de 2024. É esperar para ver o desenrolar da história.

O guardião do Tuerê

O vereador Ailson Carneiro (PSD) reuniu apoiadores para uma reunião de prestação de contas de mandato. Eleito em 2020, o parlamentar de Novo Repartimento falou sobre os seus primeiros dois anos e seis meses de mandato a mais de 600 pessoas da Pista da Ciex, na região do Tuerê, zona rural do município. Ailson se destaca pela defesa ferrenha da região, que é um dos maiores assentamentos da América Latina. Eleito com mais de 600 votos, o vereador vem firme para a reeleição e deve dobrar os votos em 2024.

Leia na íntegra: https://gazetacarajas.com/noticia/2912/radar-do-poder-n-capitulo-18

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!