Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024
Foto: Reprodução

Confira os destaques da política na região sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta terça-feira (1):

Conceição de Verão

Encerrado o maior veraneio do Pará, o prefeito Jair Martins (MDB) demonstrou que sua cidade é palco de grandes eventos e que está cada vez mais pronta para receber turistas de todo o Brasil. O homem deu aula de como se fazer um evento: casa cheia, estrutura, movimentação econômica e articulação política. Ao fim de seu mandato ano que vem, Jair tem fôlego para galgar lugares mais altos na política…

Em busca do Eldorado político

A prefeita Iara Braga (MDB) luta contra tudo e todos para tentar a reeleição em 2024. Porém, está queimada com a população. Quem ganha espaço e está cada vez mais forte para 2024 é o ex-secretário de finanças e agora pré-candidato a prefeito Klebson Aquino (MDB). Detalhe o pré-candidato é o presidente do Movimento Democrático Brasileiro de Eldorado. Será que Iara vai precisar procurar um novo partido ano que vem? Vale destacar que Klebinho, como é conhecido, tem o apoio da maioria dos prefeitos vizinhos a Eldorado

O contribuinte de Xinguara que lute

Com despesas altíssimas de cargos e contratos, a Câmara de Vereadores de Xinguara deve aprovar o novo salário dos 13 vereadores nas próximas sessões do segundo semestre. Um vereador receberá R$ 11.700,00 por mês. Um gasto de quase R$ 2 milhões por ano. O presidente da Câmara, Adair Marinho (PDT), tem uma boa explicação para os novos supersalários?

Doutor enfraquecido em São Geraldo do Araguaia

O atual prefeito de São Geraldo do Araguaia, Dr. Jefferson Oliveira (PTB) está desgastado, com pouco grupo e menos popularidade ainda. Durante campanha em 2020, Dr. Jefferson prometeu construir casas populares e que estaria mais próximo dos empresários do município e também do povo. No entanto, o que se vê é um prefeito ausente, contas no vermelho e popularidade em baixa. Ao fim de seu mandato, o prefeito só tem dois vereadores na base. Do jeito que a oposição gosta!

Pacajá com saudades do Chico…

Das verdades inabaláveis da política no sul e sudeste do Pará: Pacajá está com saudades de Chico Tozzeti (MDB). O ex-prefeito está sendo procurado pela população, que já mostra arrependimento por não ter o elegido em 2020. O atual prefeito André Rezende (PSC) está desgastado com o agro, com empresários, com lideranças religiosas – que foram base da sua eleição. Agora, Chico surfa em popularidade e vem forte para a disputa eleitoral de 2024. Em sua base, eleitores das classes B, C, D.

Tucumã poderá ter novo prefeito

O cenário político em Tucumã está desenhado para uma eleição de apenas um candidato contra a máquina. O atual prefeito Celso Lopes (PSDB) tem um eleitorado limitado na casa de 28 a 30% e poderá sofrer derrota em 2024, caso seja feita uma aliança entre os prefeitáveis de oposição, o que já se cogita nos bastidores. Esse é o cenário que se desenha.

Muita sede ao pote

O atual presidente da Câmara de Parauapebas, Rafael Ribeiro (MDB), veio com muita sede ao pote de mel. Com uma “mega equipe”, ele se lambuzou achando que seria o escolhido de Darci Lermen (MDB). Mas a briga é dos homens grandes e Keniston Braga (MDB) é a bola da vez e já demarcou território. O jovem da Casa de Leis deve ser novamente candidato a vereador em 2024.

Um rei no Jaburu?

Rumores políticos apontam que Helder Barbalho (MDB) é cotado para ser vice de Lula (PT) nas eleições de 2026. A chapa dependeria de uma conjuntura política em que Geraldo Alckmin (PSB), atual vice do Brasil, se lançaria candidato a governador em São Paulo. O Rei do Norte, como é conhecido, é um político experiente e extremamente articulado. O Pará hoje tem dois ministros e Helder tem a seu favor a COP 30, que acontecerá em Belém no ano de 2025, véspera das eleições.

Leia aqui: https://gazetacarajas.com/noticia/2891/radar-do-poder-n-capitulo-17

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!