Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos na região
Foto: Reprodução

Confira os destaques da política na região sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta terça-feira (25):

Os dinossauros de Itupiranga

O atual prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca (PSD), está nas cordas. O experiente gestor tentou de todas as formas fazer um bom governo. No entanto, o grupo de dinossauros da política que o acompanha simplesmente o impediu de trabalhar. Resultado? O outrora popular Benjamin amarga rejeição que ultrapassa os 60%. Está muito longe de ser reeleito.

Itupiranga pega fogo

Com uma gestão sem direção e sem planejamento, o Benjamin vê seu primeiro escalão todo repartido. Dentro do grupo de Tasca, há somente uma unanimidade: vereador Wagno Godoy (PSD), que possui enorme aceitação, popularidade e é cotado para o cargo de vice. No entanto, há quem diga que ele tem forças até para ser o cabeça da chapa.

Itupiranga pega fogo II

Favorito na disputa, Eider Gomes (MDB) também articula uma parceria com Wagno Godoy. Se estiverem juntos na eleição de 2023, as taças podem ser entregues à chapa. Não vai ter pra ninguém: Itupiranga terá novo gestor e os dinossauros de Benjamin ficam de fora do governo após muitos anos.

Osvaldinho perto de voltar

Em Xinguara, Osvaldinho Assunção, que agora preside o PL no município, está com a bola toda e é o favorito na disputa majoritária em 2024. Prefeito por dois mandatos, Osvaldinho tem moral e conseguiu eleger o atual prefeito, dr. Moacir (MDB), que não honrou compromissos com o padrinho político e seu governo é cada vez mais contestado. Na amostragem de quatro institutos de pesquisa Osvaldinho aparece bem colocado e, ao que tudo indica, vai recuperar o trono que entregou ao Junius Brutus xinguarense.

Perderia até pra vice

Quem amarga uma das piores rejeições do Pará é a prefeita de Rio Maria, Márcia Ferreira (MDB). Sem o apoio do padrinho Helder Barbalho (MDB), ela amarga apenas um quarto lugar em pesquisa eleitoral feita recentemente no município. A rejeição é tão grande que Márcia perde até para a sua vice, Cleide do Salão, no levantamento. Waltinho do Ouro (PSC) lidera a pesquisa, seguido de perto pelo ex-prefeito Paulinho (PSDB).

A campanha já começou

O deputado federal Keniston Braga (MDB) terá um escritório de atendimento do seu mandato. A ideia é atender demandas dos 39 municípios da região e, principalmente, marcar território na sua pré-candidatura a prefeito de Parauapebas. De fato a campanha já começou para Keniston (ou nunca parou).

Anapu nas mãos de um gestor

Cresce a adesão de pessoas de bem, empresários, lideranças religiosas e pequenos produtores rurais em torno do nome do empresário Luiz Carlos de Anapu. Liderança consolidada no município, Luiz já trabalhou na Emater, na Funai e hoje é um dos maiores empregadores de carteira assinada do município. Pré-candidato a prefeito, Luiz é conhecido por saber ouvir as pessoas e manter bom diálogo até mesmo com quem pensa diferente. Acostumado a administrar empresas, Luiz aposta em sua experiência para tentar mudar a realidade de Anapu. Tem chances!

Majorri no mundão?

Não que seja da conta do Radar do Poder a vida pessoal da prefeita de Floresta do Araguaia Majorri Santiago (PL), mas deu o que falar o fato da gestora subir ao palco com Murilo Huff, pegar o microfone cantar o modão “Eu não faço amor por fazer…”. Apesar da desafinada básica, a prefeita se saiu bem e animou o público. O problema foi a ressaca moral depois: a prefeita é evangélica e tem muitos cristãos em sua base eleitoral. Resultado: os crentes chiaram com o ocorrido. É crente Raimundo, Majorri?

Nadando de braçada

No entanto, apesar de estar com um pé no altar e outro no palco do mundão, Majorri está muito bem em todas as pesquisas feitas no município. Simpática e extremamente comunicativa, a gestora tem 66% das intenções de voto em Floresta e aprovação de 75,8% da população local. Ela é a favorita na disputa de 2024 e só um desastre pode lhe tirar a reeleição.

Correlação de forças

O inimigo do meu inimigo é meu amigo. Sim, levando em conta este ditado antigo, Val Bispo (PL) e Amizade (MDB) estão cada vez mais próximos. Os dois participaram de um café da manhã com amigos no último domingo. A pauta? Sim, as eleições de 2024 em Novo Repartimento. A ideia é que os dois juntem forças para tentar destronar Valdir Lemes (PSD), atual prefeito do município. Val ficou em segundo lugar nas eleições de 2020 e perdeu por pouquíssimos votos.  Amizade já foi prefeito de Repartimento e ficou em terceiro lugar na disputa de 2020. Abre o olho, seu Valdir!

Férias merecidas para Darci Lermen

Com o sucesso de seu segundo mandato, Darci Lermen (MDB) tirou um descanso merecido na última semana. Acompanhado da primeira-dama e de amigos, o patrão pegou um ônibus e partiu para um pequeno período de férias. O vídeo viralizou nas redes, Darci e os acompanhantes foram criticados pelos eleitores, mas a verdade é uma só: Parauapebas vai muito bem e é justo, sim, que o prefeito descanse. Afinal, governar tão bem cansa bastante.

O vice ideal para Josemira

Josemira Gadelha (MDB) é favorita para as eleições de 2024 em Canaã dos Carajás. O que se discute muito nos bastidores é: quem é o vice ideal para Josemira? Ex-vereadores, atuais vereadores e secretários de governo sonham com o cargo, que está preenchido atualmente. O vice ideal para uma candidatura é quem alcança um público diferente da pessoa que encabeça a chapa, quem passa uma mensagem diferente… E é aí que a análise será feita: qual público Josemira não alcança? Qual mensagem ela não passa? O vice ideal deve ser definido a partir destas análises. Para muitos, a análise já está feita e a resposta já existe. É aguardar para ver.

Um choque de realidade para o baixo clero

O Radar do Poder soube por uma fonte confiável que alguns vereadores de Canaã dos Carajás, entre eles membros do baixo clero, estão usando de seus (supostos) prestígios para pedir votos a amigos que são candidatos a conselheiro tutelar no município. A receptividade da população é negativa, dizem, e os vereadores do baixo clero estão sofrendo com o fato de estarem fazendo um mandato nulo, sem expressão. É uma prévia do que vem por aí ano que vem. Como já foi dito aqui, o tempo é o senhor de todas as coisas, e os nomes destes vereadores serão divulgados na hora certa.

Leia aqui: https://gazetacarajas.com/noticia/2872/radar-do-poder-n-capitulo-16

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!