Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos na região
Foto: Edição de Artes Portal Debate

Confira os destaques da política na região sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta quarta-feira (5):

A máscara caindo

Ao que parece, Marituba está conhecendo uma nova face da prefeita pop Patrícia Alencar (MDB). A pirotécnica gestora, que já chegou a ter 92% do eleitorado considerando ótimo seu governo, vê agora números mais tímidos. Ótimo: 28,3%; Bom: 38,6%; Regular: 21,1%; Ruim ou péssimo: 12%. Nos quatro cantos de Marituba, muito se fala sobre problemas na gestão e há indícios de corrupção no governo da prefeita instagramável.

Tá ruim, mas tá bom

Apesar da queda da aprovação e da subida dos índices de rejeição, Patrícia ainda caminha tranquila para a reeleição. A prefeita tem absolutos 58,9% das intenções de voto em Marituba e está muito a frente de seus adversários. Para se ter uma noção da distância, o segundo colocado Everaldo Aleixo (PTB) tem 18,7% das intenções de voto. A surpresa da pesquisa é o jovem Bruno Santiago (Cidadania), que possui 8,4% das intenções e antes sequer aparecia em levantamentos. Ele é filho do saudoso Zeca Santiago, um dos heróis da emancipação de Marituba, o que pode explicar parte do crescimento.

Helder vence de qualquer jeito

Um passarinho contou ao Radar do Poder que Helder Barbalho (MDB) quer que Chamonzinho (MDB) seja eleito prefeito de Marabá em 2024. O motivo? Segundo a fonte, Chamonzinho é daqueles deputados difíceis de se controlar, visto que não dependa da imagem do governador para nada, é independente e é forte em uma região que Helder é mais vulnerável: o sudeste do Pará. Se Chamon for eleito prefeito, Helder tem um “problema” a menos na Alepa e continua com um aliado na poderosa prefeitura de Marabá. Se perder, Helder também ganha, pois continua com um aliado em Marabá, Luciano Dias, e verá Chamonzinho amargar sua primeira derrota política, o que deve enfraquecê-lo.

Helder vence de qualquer jeito II

Em Novo Repartimento, as caminhadas políticas do governo do estado são, no mínimo, curiosas. Na última segunda (3), os deputados federais, Priante (MDB), Andréia Siqueira (MDB) e Keniston Braga (MDB), acompanhados de outras lideranças da região estiveram em Repartimento para a vistoria de uma obra federal. O evento é político e importante para Helder, que não pôde ir. Mas da caminhada de vistoria participaram o prefeito Valdir Lemes (PSD) e Val Bispo (PL), o que chama a atenção. Adversários políticos, ambos são aliados de Helder e mesmo assim caminham juntos. O curioso é que o embate é quase certo nas urnas e os dois têm grandes chances de vencer a disputa.

Matou na unha

O prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins (MDB), respondeu seu principal opositor, vereador Sharles Peixoto (PT), e o matou na unha. O parlamentar acusou o prefeito de superfaturar o valor de um show do veraneio de CDA. O prefeito fez um boletim de ocorrência, exigindo que Sharles provasse a acusação. Na delegacia, o vereador permaneceu calado, direito que é garantido na constituição. Mas cá entre nós, para fazer acusações tão graves, provas são necessárias.

Tirando o seu da reta

A prefeita de Eldorado do Carajás, Iara Braga (MDB), inaugurou na última semana uma ponte na comunidade 17 de Abril, zona rural do município. A ponte, de madeira e pintada de amarelo e preto, foi criticada nas redes sociais. Em vez de dar explicações objetivas, a gestora simplesmente mandou que o autor da pergunta procurasse a Secretaria de Obras e lá o secretário explicaria direitinho o serviço. Estranho esse tipo de comportamento para quem pensa em se reeleger.

Quem é o baixo clero de Canaã?

O Radar do Poder vem recebendo muitas mensagens questionando quem são os vereadores de Canaã dos Carajás que compõem o baixo clero. Nomes, nomes, por enquanto não, pois tudo acontece a seu tempo. Mas dicas virão por aí: produtividade zero, discurso ruim, trabalhos prestados de menos, pouca capacidade de influenciar decisões legislativas… Conseguiu pensar em alguém? Bom, são esses mesmos.

Não é bem assim

A prefeitura de Itupiranga divulgou um vídeo sobre obras que estão sendo realizadas no Distrito de Cruzeiro do Sul. As imagens fazem parecer que o distrito é um verdadeiro canteiro de obras, mas a verdade é que as coisas não são bem assim. São diversas denúncias feitas por moradores e reclamações da gestão atual. O distrito, inclusive, não deve apoiar em massa Benjamin Tasca (PSD), atual prefeito, em 2024. O nome de Eider Gomes é cada vez mais forte na comunidade. Cruzeiro do Sul sempre foi importantíssima nas eleições municipais e tudo indica que fará a diferença também no ano que vem.

Leia a coluna aqui: https://gazetacarajas.com/noticia/2808/radar-do-poder-n-capitulo-14

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!