Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos na região
Foto: Reprodução

Confira os destaques da política na região sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta terça-feira (27):

Keniston na crista

Nem Branco (PROS) e nem Rafael Ribeiro (MDB). Quem está na crista da onda, com tudo para ser o candidato de Darci Lermen (MDB) em Parauapebas é o bom e velho Keniston Braga (MDB). Com o natural destaque em comissões do parlamento federal, Braga ganhou visibilidade no sudeste do Para, principalmente em Parauapebas e tem chances reais de ser o ungido de Darci na árdua missão de manter o mesmo grupo no poder.

Por que tanto silêncio, Wilton?

Após mais acusações de corrupção (nepotismo e enriquecimento ilícito na última semana), o prefeito de Sapucaia, Wilton Lima (MDB) permanece calado. O gestor parece ter adotado a tática de deixar a poeira baixar. Isso, no entanto, pode não pegar muito bem, afinal se você é acusado de algo que jamais cometeu, a reação natural é repudiar todo e qualquer ataque à sua honra. Como, até que se prove o contrário, todos são inocentes, fica o espaço aberto para o prefeito se defender das acusações.

Tião em maus lençóis

Às vésperas de uma eleição importantíssima para Marabá, Tião Miranda (PSD) está enfrentando problemas com professores. Nesta terça (27), os educadores ocuparam o prédio da Semed para cobrar do prefeito o recebimento de direitos acordados anteriormente. De acordo com a classe, Tião falhou em compromissos firmados e agora vai precisar descascar esse pepino.

O fiel da balança

O ex-prefeito de Novo Repartimento, Amizade (MDB), que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2020, deixou claro em entrevista que vai seguir as orientações de Helder nas Eleições de 2024. E é aí que tudo pode mudar no pleito do ano que vem. Helder vai apoiar Val Bispo (PL) ou Valdir Lemes (PSD)? Com seus 8 mil votos conquistados em 2020, Amizade pode ser o fiel da balança no pleito do ano que vem. Vale lembrar que Valdir Lemes ganhou de Val Bispo por 450 votos em 2020.

Veraneio de milhões… literalmente!

O prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins (MDB), quer garantir o melhor veraneio do Brasil, de fato. Tudo é grandioso em Conceição: shows nacionais com Cláudia Leitte, Léo Santana, Zé Felipe e outros… Mas o que chama a atenção é a licitação voluptuosa montada só para as estruturas metálicas e equipamentos para fazer o evento: R$ 20 milhões. Bem carinha essa estrutura, hein prefeito?

Vereador denunciou

O vereador Sharles Peixoto (PT) não deixou barata a situação e afirmou que tão alta licitação levanta sérias suspeitas de corrupção. De acordo com o legislador, a corrupção está escancarada em Conceição. “O prefeito anda comprando imóveis em Conceição, posto de gasolina, chácara em beira de rio…” As denúncias são graves contra Jair e o vereador não poupa críticas: “Tudo indica que esse dinheiro vem daqui, da corrupção”. O prefeito já rebateu críticas feitas pelo vereador em outras oportunidades e a rusga entre os dois é antiga. O gestor, no entanto, nem parece se incomodar mais com as falas do legislador.

Família Chamon com moral

A prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon (MDB), apareceu em vídeo junto a seu marido, o deputado Chamonzinho (MBD) anunciando a chegada dos cursos de Direito e Engenharia Civil em Curionópolis pela Unifesspa. O anúncio agitou as redes sociais e muita gente comemorou a novidade. Mestre da articulação política e aliado de primeira hora de Helder, Chamon mostra força ao conseguir trazer os cursos para Curionópolis. Nota 10.

Canaã: baixo clero em baixa, como sempre

O Radar do Poder teve a informação de que os três ou quatro vereadores do baixo clero estão cada vez mais impopulares no município. Incapazes de apresentar um trabalho de destaque na Casa de Leis, estes três ou quatro vivem da ilusão de que a aparição em eventos públicos renderão votos no ano que vem. Previsão: não vão se reeleger em 2024 e não voltam tão cedo. Querem saber nomes? Ainda não, muito cedo. O tempo é o senhor de todos os destinos.

Tentando dar carteirada, vereador?

Um dos membros do baixo clero de Canaã foi flagrado no último sábado (24) tentando dar carteirada e estacionar a caminhonete nos fundos do Canaã Cidade Junina para fugir do estacionamento comum reservado ao público. Acontece que o estacionamento dos fundos é reservado apenas para quem estava trabalhando, não para quem foi curtir a festa, como o vereador. A organização exigiu a credencial, o parlamentar não tinha e precisou colocar o carro em outro lugar. Nota 10 pra organização do evento.

E por falar em nota 10…

Quem surfa em uma onda de popularidade de causar inveja a qualquer membro do baixo clero é a prefeita Josemira Gadelha. A gestora mostrou que acertou mais uma vez ao investir no Canaã Cidade Junina. Em seu primeiro final de semana, o evento já reuniu mais de 60 mil pessoas de Canaã e cidades vizinhas. Parauapebas, Xinguara, Eldorado, Redenção… Gente de quase todo o sudeste esteve aqui e aprovou o que viu. E olha que o evento mal começou… Nota 10 pra Josemira, que continua calando qualquer crítico.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!