Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos na região

Confira os destaques da política na região sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta terça-feira (20):

Conflito político em Sapucaia

Ventos que sopram de Sapucaia trazem ao Radar do Poder a informação de que Wilton Lima (MDB) iniciou uma verdadeira cruzada contra Marquinhos (PSDB), ex-prefeito do município. Além de questões pessoais mal resolvidas entre os dois que não cabem ao Radar expor, Wilton estaria articulando junto à Câmara Municipal de Sapucaia a reprovação das contas do antigo gestor.

Facada nas costas

Para quem não sabe, Wilton era vice na chapa de Marquinhos nas Eleições 2016. Em 2020, Wilton foi escolhido para ser o sucessor de Marquinhos, concorreu com o apoio da máquina e venceu. Agora, Wilton está rompido com Marquinhos e, ao que parece, quer eliminá-lo da disputa política. Facada nas costas de quem a ele deu a mão.

Wilton, o silencioso

Passada uma semana que um cidadão fez graves denúncias contra Wilton Lima, incluindo a acusação de desvio de dinheiro público, o prefeito continua em silêncio, não comenta o caso, não rebate as críticas. Ele está calado diante das mais escabrosas denúncias. Nos bastidores, o que se sabe é que o gestor vai precisar se ver com a justiça, já que o Ministério Público já se mobiliza para investigar as denúncias.

Família Gomes na frente

Em Itupiranga, Eider Gomes (MDB) está consolidado como o favorito na disputa eleitoral de 2024. Surfando na onda de rejeição do seu principal adversário, Benjamin Tasca (PSD), que ultrapassa os 30%, Eider lidera a corrida eleitoral. De acordo com o Instituto Skala, responsável pelo levantamento, o irmão de Adécimo tem 41,9% das intenções de voto contra 27,1% de Benjamin. Outro dado que é preocupante para Benjamin é que 61,1% dos eleitores itupiranguenses não querem sua reeleição.

Será que dá?

Benjamin Tasca tem 74 anos de idade e é um dos prefeitos com mais idade no sudeste do Pará. O Radar do Poder teve a informação de que o gestor esteve enfermo na última semana, com pneumonia, e precisou ir à Belém para exames. Nunca é demais lembrar que o gestor foi intubado à época da pandemia e precisou ficar internado em uma UTI por alguns dias. Depois de ter passado por tudo isso, junto à idade avançada, Benjamin terá fôlego para uma corrida eleitoral tão acirrada como a do próximo ano? Claro, há a vaidade em ser eleito seis vezes prefeito, mas a dúvida é: compensa mesmo?

Volta, Osvaldinho?

Osvaldinho Assunção (MDB), ex-prefeito de Xinguara teve suas contas de governo aprovadas de forma unânime pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Osvaldinho tem ainda um largo sorriso no rosto por saber que a população de Xinguara sonha com sua volta. Ele lidera as pesquisas de intenção de voto e, se entrar na disputa, deve “tomar” a máquina de Dr. Moacir (PL), que definha em impopularidade.

Na lama… literalmente!

Vereadores de Rondon do Pará flagraram uma máquina da Prefeitura Municipal a serviço de fazendeiros em uma vicinal que pertence ao município de Vila Nova dos Martírios. A máquina estava literalmente afundada na lama, o que também simboliza o estado do governo da prefeita Adriana Andrade (MDB).

Diz que quem manda é o marido…

Mas, segundo informações recebidas pelo Radar, Adriana Andrade pouca culpa tem. Diz que o marido é o verdadeiro mandachuva da prefeitura e as máquinas na zona rural de Vila Nova são para atender os interesses de fazendeiros chegados. Enquanto isso, contam, falta maquinário para atender produtores de Rondon.

O Peba ainda compensa?

O blog do Zé Dudu publicou na última semana sobre a falência de algumas pastas de governo da Prefeitura de Parauapebas. O Gazeta Carajás replicou a publicação, que repercutiu bastante. Como pode uma Prefeitura tão rica pode estar quebrada? Pois é. Uma das prefeituras abastadas do Pará está mal das pernas e fica a pergunta no ar: ainda compensa ser prefeito no Peba? Branco da White, Rafael Ribeiro, Júlio César, Dr. Felipe, Dr. Hipólito sonham com o cargo…, Mas é um pepino e tanto para assumir, convenhamos.

Pão e circo que nada!

Às vésperas de iniciar o Canaã Cidade Junina 2023, a prefeita Josemira Gadelha segue firme em seu propósito de diversificar a economia de Canaã dos Carajás. A gestora tem um plano claro: tornar o turismo a segunda matriz econômica do município e o calendário de grandes eventos culturais contribui para isso. Josemira cala a boca dos críticos ao falar sobre a grandiosidade do festival: 300 mil pessoas, expectativa de R$ 10 milhões movimentados na economia, 10 mil artistas em Canaã e muito mais. Politicamente, a prefeita continua confortável, apesar das oposições que surgem.

Leia a publicação original:

https://gazetacarajas.com/noticia/2752/radar-do-poder-n-capitulo-12

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!