Reprodução

Neste domingo (20), será realizada a grande procissão da 39ª edição do Círio de Nazaré em Marabá, sudeste do Pará. Com o tema “Rainha da Amazônia”, a romaria deve reunir mais de 200 mil fiéis pelas ruas de diversos bairros da cidade.

Durante o sábado (19), a programação da festividade começa às 7 horas, na Paróquia São Francisco de Assis. Depois, os fiéis seguem em uma romaria rodoviária, saindo do Núcleo Cidade Nova até o Núcleo Nova Marabá, tendo como destino final a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, bairro Nova Marabá.

Às 15 horas, de sábado, haverá o terço da misericórdia que precede mais uma missa. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora seguirá para a Transmangueira, na Folha 25, para o Círio Fluvial, que deve acontecer entre 17h e 18h, com ancoragem na Colônia de Pescadores Z-30. Após o Círio Fluvial, a imagem segue em procissão pelo Núcleo Marabá Pioneira chegando até a Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde ocorre, às 19h30, a troca do manto da Virgem de Nazaré.

Durante o domingo (20), a programação começa às 5h, com apresentações de ministérios e bandas católicas na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira. Às 6h, começa a missa celebrada pelo pároco da catedral, Padre Ademir Gramelik. Às 7h, a procissão sai da Praça Duque de Caxias, seguindo em direção, novamente, à Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. O trajeto percorre a Marabá Pioneira e segue por dentro da Nova Marabá, cruzando Folhas como a 32, 26, 27, 31, 21, 28 e 16 até chegar ao destino final da romaria em Marabá.

Com informações G1 Pará