Ordem da Cavalaria ganha novos representantes no Pará

Comunicador Vinícius Soares foi instalado como Ilustre Comendador Cavaleiro do Priorado Lourival Augusto Macias nº 169. Organização complementar à Ordem DeMolay busca o aperfeiçoamento intelectual e filosófico dos membros
O novo Ilustre Comendador Cavaleiro, Vinícius Soares (ao centro, de máscara preta e óculos), em foto com a família maçônica presente ao evento | Foto: Divulgação

A Ordem da Cavalaria, uma organização complementar da Ordem DeMolay, realiza a instalação de quatro novos representantes no estado do Pará. Um deles é o jovem comunicador Vinícius Soares, de Marabá, que tomou posse no cargo de Ilustre Comendador Cavaleiro (ICC) na noite do último sábado (26), em cerimônia aberta ao público no templo da Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Marabaense nº 6, na Velha Marabá.

Vinícius, que também é Mestre Conselheiro do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira nº 220 da Ordem DeMolay, foi empossado como Ilustre Comendador Cavaleiro do Priorado Lourival Augusto Macias nº 169 para a gestão administrativa de 2022. Ambos são os maiores cargos que podem ser ocupados por um DeMolay ou Cavaleiro em atividade.

O cavaleiro Victor Haor Campelo Dias, que comandou a organização em 2021, foi quem transmitiu o cargo a Vinícius Soares, que era Comendador Escudeiro (segundo maior cargo). A cerimônia foi marcada por discursos elogiando a gestão que finalizou e desejando sucesso para a que se inicia.

Vinícius recebeu o cargo de Victor Haor | Foto: Divulgação

Além de Vinícius, também foram instalados na liderança do Priorado os cavaleiros Caio Welder Cardoso de Melo, como Comendador Escudeiro, e Yuri de Lima Jadjiski, como Comendador Pajem. Ambos foram eleitos pela unanimidade dos membros no último processo eleitoral, no fim de 2021.

Um dos discursos mais marcantes da solenidade de instalação foi proferido pelo maçom Rodrigo Rosa, que estava representando a Loja Maçônica Trabalho e Silêncio, situada na Folha 16 (Nova Marabá). Ele destacou, na ocasião, que mesmo com tantas tarefas em sua vida pessoal, Vinícius não se furtou a assumir grandes responsabilidades com a instituição. Rosa também levou o apoio e colocou a loja simbólica à disposição de Vinícius para auxiliar na administração.

O empresário Brennon Hartzenberg Athiê, que é Sênior DeMolay e acompanhou internamente a eleição da nova diretoria, sustentou que Vinícius é o primeiro membro da Ordem DeMolay no Pará a acumular os cargos de liderança no Capítulo e no Priorado. Prova do compromisso e da dedicação dele pelos irmãos, na avaliação de Brennon.

Já na mesa dos trabalhos, Vinícius foi aplaudido pelos convidados. Nesta foto, ladeado pelo ICC Instalador e por maçons da Loja Marabaense | Foto: Divulgação

Membro recém-iniciado na Ordem DeMolay, Rafael Sampaio Marques também levantou para falar durante a cerimônia. Em seu discurso, breve, porém direto, ele parabenizou e desejou sucesso a Vinícius, a quem disse ser “brabo”, em referência a uma pessoa que desempenha com êxito suas funções. Os convidados ovacionaram o discurso, que foi o mais descontraído da sessão pública.

Entre as autoridades presentes à solenidade, estavam o maçom Daniel Mangas, representante do Conselho Consultivo da Ordem DeMolay; Valby Camargo, inspetor litúrgico dos Graus Filosóficos da Maçonaria; Roseanne Sampaio, Ilustre Preceptora da Assembleia Acácia da Ordem do Arco-Íris para Meninas; Jane Melo, presidente do Clube de Mães Oriente de Virtudes; Victor Castro, Mestre Conselheiro Regional da Ordem DeMolay; e Jhavas Luan, presidente do Colégio Alumni Pedro Marinho de Oliveira.

Nova diretoria em pose para foto oficial ao término do evento | Foto: Divulgação

Saiba mais

No Pará, atualmente existem quatro Priorados da Ordem da Cavalaria. São eles: Lourival Augusto Macias nº 169, Nobres Cavaleiros Paramahansas nº 30, Nobres Cavaleiros Guardiões do Templo de Salomão nº 129 e Willians Farnesi nº 212.

Como Ilustre Comendador Cavaleiro do Priorado Nobres Cavaleiros Paramahansas, assumiu o irmão Anderson José Romeiro Pereira Filho. No Nobres Cavaleiros Guardiões do Templo de Salomão, entrou o cavaleiro Andrew Panato Gemaque, que também é Secretário-Geral da Ordem DeMolay.

A cerimônia de instalação do Priorado Willians Farnesi está agendada para acontecer neste sábado, 5 de março, no templo da Loja Maçônica Lealdade e Justiça, em Parauapebas. O irmão Laucídio Bonfim Leal será instalado como Ilustre Comendador Cavaleiro. Ele receberá o cargo de Hércules Nelson, de Canaã dos Carajás.

Entenda

Uma extensão da Ordem DeMolay, a Cavalaria busca complementar a formação básica propiciada pela instituição, ao mesmo tempo em que procura oferecer uma experiência nova e completamente única aos membros mais velhos. Participam da Ordem da Cavalaria os membros com idades entre 16 e 21 anos incompletos.

A Ordem da Cavalaria, como seu nome sugere, é pautada na filosofia medieval. Os princípios nos quais ela se baseia, adaptados para os dias atuais, remetem diretamente às lições que eram aprendidas dentro da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Com uma experiência voltada ao diálogo e com ensinamentos que passam pela paciência e temperança, a Ordem da Cavalaria oferece o pacote completo para o sucesso profissional dos seus membros.

Por ser dedicado ao estudo e ao conhecimento, o tempo das reuniões na Ordem da Cavalaria é escasso para assuntos administrativos, o que justifica o fato dos Priorados não praticarem ações de filantropia ou eventos para arrecadação de dinheiro.

O Ilustre Comendador Cavaleiro é o presidente das reuniões. Ele é assessorado pelos Comendadores Escudeiro e Pajem, que se sentam ao Oeste e Sul. Além disso, o Protocolista é o responsável por registrar em ata todas as discussões entre os membros.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!