Operação Verde Brasil fecha diversas madeireiras no interior do Pará

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Uma operação conjunta da Polícia Federal, Ibama, Instituto Chico Mendes e Polícia Militar fechou quatro madeireiras clandestinas nesta terça-feira (22), em uma localidade conhecida como “Vila Sudoeste”, a 270 km da sede do município de São Félix do Xingu, sudeste do Pará. A ação faz parte da Operação Vede Brasil, que combate o desmatamento na região da Terra Indígena Trincheira Bacajá, que faz divisa com a Vila Sudoeste.

Segundo a polícia, os proprietários das madeireiras foram identificados e devem responder por crimes ambientais. Máquinas como tratores e equipamentos das serrarias foram apreendidos, além de grande quantidade de toras e madeira serrada, incluindo espécies de corte proibido, como a castanheira.

O Ibama e o ICMbio ainda estão contabilizando o volume total de madeira apreendida e devem tomar providências para que as madeireiras sejam fechadas em definitivo.

As Forças Armadas iniciaram no dia 28 de agosto o combate a focos de incêndios florestais no Pará. O Exército está atuando em áreas de preservação atingidas pelas queimadas. Segundo o Exército, a ação no estado faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), com objetivo de controlar as queimadas na Amazônia.

Desde o início da Operação Verde Brasil, dezenas de ações já foram realizadas no combate efetivo às queimadas e ao desmatamento da floresta amazônica.

G1 Pará

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!