Marabá
27°C
Scattered clouds

Operação emprega navio patrulha com metralhadora antiaérea no interior do Pará

A embarcação saiu de Belém no dia 14 de julho com 16 militares para a ação com o meio naval.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O Comando Conjunto Norte (CCjN), formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval (4º DN) e Comando Aéreo Norte, iniciou o emprego do Navio Patrulha Costeiro Pampeiro em Itaituba, Sudoeste Paraense, para reforçar a fiscalização para a “Operação Samaúma”. A embarcação saiu de Belém no dia 14 de julho com 16 militares para a ação com o meio naval.

O navio, do 4º DN, irá realizar ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval nas águas jurisdicionais da Operação, a fim de contribuir para a implementação e fiscalização do cumprimento das leis e regulamentos em águas jurisdicionais brasileiras.

Em aproveitamento, realizar ações preventivas e repressivas a delitos ambientais em apoio à Operação Samaúma, no município. Para isso, possui uma metralhadora antiaérea Oerlinkon 20mm e duas metralhadoras CAL .50 Browning.

Operação Samaúma

A Operação Samaúma, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ambiental, ocorre em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e, mediante requerimento do Governador, em outros sítios do estado. Todas as atividades ocorrem em conjunto com órgãos e agências de proteção ambiental e de segurança pública.

Conforme o decreto número 10.730, de 28 de junho de 2021, a atuação dos militares do CCJN, que iniciou dia 28 de junho, ocorre nos municípios paraenses de Altamira, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, São Félix do Xingu e Trairão e seguem até o dia 31 de agosto de 2021.

O nome da Operação homenageia a árvore conhecida como rainha da Amazônia, que guarda e distribui água para outras espécies e também pode ser chamada de mafumeira, sumaúma e kapok. (O Liberal)

Resultado de imagem para metralhadora CAL .50 Browning
Crédito: Reprodução

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!