Operação Curupira completa 1 ano com queda de 67% no alerta de desmatamento no Pará

O governador anunciou a instalação de uma quarta base fixa da Operação em Pacajá, no sudoeste paraense.

O governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou os resultados da Operação Curupira, um esforço de um ano no combate ao desmatamento na região. Houve uma queda de 67% nos alertas de desmatamento em 15 municípios, além do anúncio de investimentos adicionais para a preservação da Amazônia, em preparação para a COP 30.

Para intensificar a proteção ambiental, três Unidades Móveis de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) serão utilizadas, equipadas com tecnologias modernas. Essas unidades possibilitarão uma presença mais rápida nos municípios paraenses.

Além disso, foram entregues equipamentos como GPS, notebooks, drones, tablets, impressoras e rádios transmissores para fortalecer as equipes de fiscalização da Semas. Com esses recursos, a aplicação dos autos de infração será 100% digital, agilizando o combate aos crimes ambientais. O governador anunciou a instalação de uma quarta base fixa da Operação em Pacajá, no sudoeste paraense.

A Operação Curupira, iniciada com o Decreto nº 2.887 em fevereiro de 2023, tem como o objetivo conter o desmatamento em áreas críticas. A ação é conduzida pela Semas em cooperação com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e outras instituições. Além da redução do desmatamento, a ação também contribuiu para a queda da criminalidade violenta em municípios incluídos no decreto de emergência ambiental.

Também foi assinada a formação de um grupo de trabalho para capacitar os servidores do sistema de Segurança na lavratura de procedimentos ambientais, fortalecendo ainda mais a cooperação entre os órgãos envolvidos nas ações de preservação. (Com Agência Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!