Novos leitos de UTI são abertos devido a nova onda de covid-19 no Brasil

Alta nos casos de covid-19 levou Estados e prefeituras a anunciarem uma expansão da rede hospitalar no Brasil.
Crédito: Reprodução

MARABÁ, PARÁ – As secretarias de saúde em todo o Brasil reabriram leitos de enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) devido ao aparecimento da variante ômicron e o salto de casos depois das festas de fim de ano de 2021.

Depois de 2.100 municípios pedirem ajuda ao governo federal diante da covid, estados e prefeituras anunciaram a expansão da rede hospitalar como prevenção contra o aumento repentino da onda da ômicron. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Pernambuco apresenta o maior índice de ocupação hospitalar e já tem fila de espera por leitos de UTI.

Pernambuco conta agora com mais 480 leitos para A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e mais 213 leitos de UTI. Além de Pernambuco, Alagoas também anunciou a instalação de 169 leitos. No Ceará, foram abertos mais 452 leitos públicos.

A Fiocruz, em boletim, aponta que, mesmo com mais leitos, a ocupação da UTI nas redes públicas é de 85% e, na rede privada, é de 64%. A região Norte também vive uma alta nos casos nos últimos dias. O Amazonas passa por um aumento na busca por atendimento nas unidades de saúde e anunciou  74 novos leitos para Srag. No Pará, no Tocantins e em Rondônia, as prefeituras também anunciaram novos leitos.

O aumento de 58% das internações na UTI e 99% nas enfermarias em São Paulo levou o governo do Estado a ampliar a rede. Na capital, a prefeitura anunciou 667 novos leitos exclusivamente para covid-19. Rio e Espírito Santo, que enfrentam alta nos casos de covid-19, também prometeram expandir a sua rede de leitos. (Portal Debate Carajás, com Poder 360)

Três estados não têm mais vaga de UTI para Covid-19, e 14 registram mais de  90% de ocupação nos hospitais - Jornal O Globo
Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!