Delegado Vinícius Cardoso destaca o trabalho investigativo eficiente em Marabá

O número de homicídios vem diminuindo bastante em Marabá, no sudeste do Pará, nos últimos meses de 2019. Para uma cidade que sempre militava, em anos anteriores, entre as cinco mais violentas do Brasil, registrar 4 assassinatos, durante o mês de novembro, é algo digno para se aplaudir, tanto os órgãos de segurança pública quanto a população de Marabá.

De acordo com o delegado Vinícius Cardoso, titular da 21ª Seccional de Polícia Civil, o último homicídio na Terra de Francisco Coelho ocorreu no dia 20/11/2019. Segundo o Ministério da Justiça, nos quatro primeiros meses de 2019, o Brasil registrou queda em todos os nove crimes registrados na plataforma Sinesp. O número de homicídios caiu 21,2% e o número de latrocínios teve redução de 23,8% em comparação com o mesmo período do ano de 2018.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará, apresentou os índices de criminalidade, referente ao mês de setembro de 2019, destacando a redução de 36% nos casos de homicídios, no período de 1 a 30 de setembro, em comparação ao mesmo período de 2018. A diminuição dos índices representa a preservação de 117 vidas, visto que o número de homicídios caiu de 321 mortes no período, em 2018, para 204 ocorrências em 2019. 

Para o delegado Vinícius Cardoso, os números são otimistas porque Marabá é uma cidade que possui cerca de 300 mil habitantes e uma geografia peculiar. O policial civil atribui essa redução no número de assassinatos, entre outras coisas, a um trabalho investigativo eficiente, elucidando crimes de homicídios e prendendo os autores.

Pedro Souza