Nossa Gente: Conheça a vida e trajetória política de Luciano Dias em Marabá

Político chegou à Terra de Francisco Coelho, em 1986, com 11 anos de idade, e estudou na Escola Prof. Jonathas Pontes Athias, conhecida como “Escola da Vale”; Escola Gaspar Viana e Universidade Federal do Pará (UFPA), onde se formou como advogado.
Vice-prefeito, Luciano Dias - Foto: Reprodução

MARABÁ (PA) – Nesta terça-feira (7), a Reportagem do Portal Debate realizou um “bate papo” descontraído com o advogado Luciano Lopes Dias (PSD), de 48 anos, sobre sua origem, trajetória de vida e como o político se tornou vice-prefeito da cidade de Marabá, no sudeste do Pará.

Luciano Dias é natural da pequena cidade de Aimorés (MG), mas chegou a Marabá, em 1986, com 11 anos de idade, e cursou o ensino fundamental na Escola Prof Jonathas Pontes Athias. Na época , conhecida como “Escola da Vale”. Seu ensino médio foi concluído na Escola Gaspar Viana, ambas localizadas no Núcleo Nova Marabá, sempre em busca de “dias melhores”.

Depois, o jovem fez o curso técnico de engenharia mecânica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e foi trabalhar como torneiro mecânico em uma empresa na Vila União, zona rural de Marabá. No ano de 1996, Luciano foi aprovado para cursar Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA), foi aprovado no concurso público para a função de auxiliar administrativo da Prefeitura Municipal de Marabá (PMM) e passou a “correr atrás” de seus sonhos.

Em 2001, o advogado casou com a Senhora Janaína Santos Costa Lopes, uma marabaense nascida no “Bairro Cabelo Seco”, no Núcleo Marabá Pioneira, com quem teve o casal de filhos: Guilherme e Júlia. Na mesma data, ele foi aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), montou seu escritório no Bairro do Amapá, onde começou a prestar serviços para o atual Prefeito Sebastião Miranda (PSD). Na época, “Tião Miranda” era deputado estadual e aliado do então governador Simão Jatene.

Luciano Dias e o Prefeito Tião Miranda – Foto: Reprodução

Durante uma reforma administrativa, realizada em 2013 por Simão Jatene, Luciano Dias foi convidado para assumir a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Urbano e Regional (Seidurb) indicado por “Tião Miranda”. Em 2015, a convite de Jatene, o hoje vice-prefeito, assumiu a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Em Marabá, ele foi gestor da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em 2020, recebeu o convite para compor a chapa vencedora das eleições com o atual prefeito de Marabá.

Como secretário da Seidurb, em 2014, o advogado foi o responsável pela licitação e construção da 2ª etapa do Residencial Itacaiúnas, conhecido como “PAC”, no “Bairro Cabelo Seco”. O político também foi responsável pela construção da rede de água e esgoto de vários bairros do Núcleo Cidade Nova. Na função de secretário de educação, Luciano Dias foi o mentor da criação do Colégio Militar Rio Tocantins (CMRIO), na Folha 13, em parceria com a Polícia Militar, e Escola Militar Cristo Rei, em conjunto com a Guarda Municipal de Marabá (GMM), no Bairro Jardim União, na busca de melhoria na qualidade do ensino em Marabá.

Naquela época, a criação dos colégios militares em Marabá serviu de base para expansão da nova modalidade de ensino no Estado do Pará. Hoje, o vice-prefeito sonha aumentar bastante o número de escolas militares na Terra de Francisco Coelho, pois o ensino é baseado na disciplina e deu certo onde foi implantado. Por sua vez, o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a parceria com a Fundação Lemann (formação continuada para professores) foram conquistas da gestão de Luciano Dias à frente da Secretaria de Educação.

Na Secretaria de Saúde, Luciano cita como uma grande conquista a aquisição de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Municipal de Marabá (HMM), pois a casa de saúde só contava  com 5 leitos de Unidade de Cuidados Especiais (UCE) e muitos pacientes evoluíam a óbito por falta de leitos de UTI. Já em 2021, o político passou a exercer o cargo de vice-prefeito e começou a destinar uma atenção mais efetiva para os problemas da zona rural, porém sempre atento aos problemas existentes na Sede Marabá.

O vice-prefeito, Luciano Dias, se diz apaixonado por Marabá. “Eu trabalho bastante, todos os dias, para tentar melhorar a infraestrutura, a qualidade da educação, o sistema de saúde, o saneamento básico, entre outras áreas que existem para melhorar a qualidade de vida de nossa gente. Mesmo sabendo que, às vezes, os recursos não são suficientes”, encerra o político. Hoje em dia, o “marabaense de coração” despacha em seu gabinete no prédio da Prefeitura de Marabá. (Pedro Souza/Portal Debate)

Estudantes do Colégio Militar Rio Tocantins (CMRIO) – Foto: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!