Exoplaneta | © Foto: NASA/JPL-Caltech

Com a ajuda de um satélite da Nasa, astrônomos detectaram um exoplaneta chamado LTT 1445Ab, que possui três sóis e está localizado perto do Sistema Solar. As informações são do Sputnik.

Essa descoberta tem entusiasmado os cientistas pela sua proximidade com a Terra e pelo seu potencial promissor como campo de estudo para a procura de vida alienígena.

Através do satélite de pesquisa TESS, da agência espacial norte-americana, foi possível calcular que o astro, localizado a 22,5 anos-luz de nós, mede 1,38 vezes o tamanho da Terra e pesa 8,4 vezes a sua massa.

A temperatura do planeta extrassolar é de 160 graus Celsius e sua composição o coloca na categoria de planetas rochosos, tais como Terra, Vênus e Marte.

Além disso, o planeta descoberto leva 5,36 dias terrestres para fazer uma volta em torno de uma das três anãs vermelhas que compõem o seu sistema, conhecido como LTT 1445.

‘Olhos vermelhos no céu’

“Se você está na superfície desse planeta, há três sóis no céu, mas dois deles estão bem distantes e parecem pequenos […] São como dois olhos vermelhos e sinistros no céu”, descreve a astrônoma Jennifer Winters do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, citada pelo portal Science Alerta.

De acordo com os pesquisadores, cujo estudo foi pré-publicado no portal Arxiv, o LTT 1445Ab oferece uma das melhores oportunidades até o momento para “estudo espectroscópico da atmosfera de um mundo terrestre” devido à sua proximidade e rápida frequência orbital.

O objeto extrassolar será examinado para busca de gases como o dióxido de carbono, pois os cientistas acreditam que ele possa ter uma atmosfera.