MPF desmente suposta autorização para reinvasão de terra indígena no Pará

Diante da disseminação da notícia falsa, o MPF requisitou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito policial para identificar os responsáveis pelas fake news

O Ministério Público Federal (MPF) alerta que é falsa a notícia que circula na região nordeste do Pará de que invasores retirados em 2023 da Terra Indígena Alto Rio Guamá agora podem reinvadir a área por decisão de uma pessoa que se autointitula ‘juiz dr. Sampaio’.

A comunicação do MPF foi feita após a instituição ter recebido uma série de denúncias de moradores da região de que essas mentiras estão sendo disseminadas pelas redes sociais e estão criando tensão entre não indígenas e indígenas, gerando risco de conflitos.

O MPF reforça que essas informações são falsas porque não cabem mais recursos contra a sentença da Justiça Federal sobre o caso, cumprida no ano passado, com a operação realizada pelo governo federal de retirada dos não indígenas ocupantes da terra indígena.

Investigação policial – Diante da disseminação da notícia falsa, o MPF requisitou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito policial para identificar os responsáveis pelas fake news.

Sobre o fato de um dos disseminadores da notícia falsa se apresentar como juiz, a Justiça Estadual publicou nota de esclarecimento para informar que essa pessoa não tem vínculo com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Em relação a um evento em que o autointitulado juiz incitou não indígenas a reinvadir a Terra Indígena Alto Rio Guamá, a Justiça Estadual destacou que não possui qualquer ligação com o evento e que não valida as informações prestadas.

Fonte: MPF/PA

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!