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Moradores do Residencial Cidade Nova denunciam água turva nas torneiras

Vídeos e fotos enviados ao Portal Debate Carajás mostram situação da água nas residências nesta terça-feira (14). Hidroforte informa a retirada de um vazamento na rede que abastece o logradouro público
Garrafas pet com água fornecida em Itupiranga | Foto: Reprodução
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A potabilidade da água é avaliada por meio de parâmetros que indicam se ela é adequada ou não para o consumo humano. No Brasil, o padrão de potabilidade vigente está estabelecido na Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, que consolidou as normas sobre as ações e os serviços de saúde do SUS.

A turbidez da água é um desses parâmetros e motivo de denúncia de moradores de Itupiranga, no sudeste do Pará, que ficaram chateados com a situação da água que saiu das torneiras e abasteceu as residências nesta terça-feira (14).

Em vez de transparente, a água estava turva, com a cor bastante amarronzada. O problema foi percebido principalmente no Residencial Cidade Nova. Moradores relataram, ainda, que a água ficava com uma espuma branca quando fervida.

Em vídeo enviado à Reportagem do Portal Debate Carajás, uma moradora enche uma garrafa pet de dois litros com a água, que visivelmente perdeu a limpidez.

O que diz a Hidroforte

Em nota, a Hidroforte Saneamento informou que a turbidez foi registrada em decorrência de uma retirada de vazamento na rede que abastece o residencial. A concessionária também explicou sobre o procedimento, alegando ser a denúncia dos moradores um ‘fato isolado’.

“Em resposta a matéria, a Hidro Forte Saneamento informa que o ocorrido durante o dia 14 de novembro foi um caso isolado. O problema de turbidez foi em decorrência de uma retirada de vazamento em rede que ocorreu no local. Para conhecimento geral, durante uma retirada de vazamento de grande porte é necessário despressurizar a rede e durante a retomada a água pode apresentar por alguns minutos uma turbidez mais elevada. Para minimizar esse problema são realizadas descargas até que a rede esteja 100% limpa.

Ressaltamos que realizamos coletas periódicas no local para realização de análises físicas, químicas e biológicas a fim de assegurar os padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação vigente do ministério da saúde.

Informamos também que não recebemos nenhuma reclamação em nossa loja ou canais de atendimento. Então, pedimos aos clientes que em caso de reclamações ou dúvidas, que entrem em contato conosco por telefone 0800 649 2500 ou através da nossa loja de atendimento, que fica na Av. Goias, S/N, Santa Rita de Cassia Multirão.”

(Portal Debate Carajás)

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