Ministério Público recomenda medidas preventivas a idosos acolhidos em Marabá

Reprodução

A promotora de justiça de Marabá, Lílian Viana Freire, da Promotoria de Justiça da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, emitiu Recomendação ao Lar São Vicente de Paulo e Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues, de atendimento a idosos, para que ambos reforcem as medidas preventivas ao novo coranavírus (COVID-19).

Dentre as recomendações, o MPPA solicitou aos centros de acolhimento de idosos que restrinjam a visitação de familiares dos idosos acolhidos e do público em geral, ressalvando apenas as situações emergenciais, que justifiquem o contato físico.

Deverão ainda manter os familiares e responsáveis pelos idosos devidamente informados quanto às condições de saúde dos mesmos. Sempre que possível, os centros devem proporcionar aos idosos acolhidos contatos com seus familiares e responsáveis por meio de videochamadas e telefonemas, por exemplo.

O MPPA solicita ainda que os centros adotem junto a seus funcionários todas as medidas previstas na Declaração da OMS de Emergência em Saúde Pública de importância internacional e que forneçam, aos funcionários e gestores em contato com idosos, materiais  como máscaras, luvas, álcool gel, sabão, lenços de papel, entre outros.

As duas instituições deverão comunicar imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde de Marabá acerca dos casos de idosos que apresentarem quaisquer sintomas da doença (COVID-19), promovendo, de imediato, a retirada dos mesmos do convívio comunitário.

Também deverão ser reforçadas as providências necessárias para a higienização de louças e roupas e redobrados os cuidados com a limpeza de maçanetas, portas e áreas de usos comum dos idosos, sempre com material de limpeza adequado.

Ascom MPPA

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!