Para levar desenvolvimento econômico e social a Marabá, principalmente às vilas localizadas ao longo da estrada por onde a Mineração Buritirama escoa sua produção, a companhia apostou no projeto “Fazer o bem, faz bem”. Um programa que já está sendo implantado para reforçar as ações sociais da Buritirama, atendendo a uma série de demandas dos moradores em áreas como educação, serviços básicos, cultura e infraestrutura.
Um grupo de voluntários foi formado por colaboradores da Buritirama para realizar melhorias na estrutura de escolas, patrimônios públicos e outros lugares da comunidade; uma escola novinha está em fase de construção na Vila Zé do Ônibus, próxima à Mina, para aumentar o número de vagas e melhorar as instalações.

Em parceria com o Instituto Liberta, que atua no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, a companhia está liderando um projeto de conscientização sobre o tema em todo o Estado do Pará, sem contar a parceria fechada com o Sebrae/PA, que levará consultoria, cursos e oficinais de capacitação a trabalhadores e pequenos proprietários rurais, para que possam ficar em sua terra, sem depender de uma atividade não renovável como a mineração.
Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral)