Quando perguntados qual o país mais atraente para visitar na América Latina, os viajantes do Brasil escolheram, claro, sua própria nação para ficar no topo da lista. Mas, excluindo seu próprio país, o brasileiro tem grande desejo de conhecer o México. Para argentinos e colombianos, o México também leva a primeira posição, segundo pesquisa da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, que tem o objetivo de analisar o comportamento de viajantes da América Latina e sua relação com o próprio continente.

O país mexicano é o preferido de quase metade dos colombianos (49%) e argentinos (48%) e para quatro em cada dez (41%) brasileiros. Enquanto isso, para os viajantes mexicanos, o país mais atraente para visitar é o Brasil (45%). Mas o que esses quatro países têm a dizer sobre seus vizinhos e os motivos que tornam cada uma dessas nações tão interessantes para os viajantes latinos?

A marca principal do México é seu povo, história, cultura e costumes. O Brasil e a Colômbia se destacam pela diversidade da sua natureza, enquanto a Argentina mostra força em sua culinária. Veja os demais destaques de cada país abaixo:

A pesquisa também mostra que Brasil, Argentina, Colômbia e México ainda têm muito o que aprender e descobrir sobre seus vizinhos. Por exemplo, os brasileiros são os que menos conhecem as famosas atrações mexicanas como as Pirâmides de Teotihuacán e Chichen Itzáh, mas são os que mais conhecem o Museu Casa Azul Frida Kahlo em meio às demais nacionalidades.

Coincidentemente, os mexicanos são os que menos conhecem atrações brasileiras como Pão de Açúcar/Corcovado e Cataratas do Iguaçu. Dentre os quatro países, os argentinos são o que mais conhecem um dos cartões-postais mais emblemáticos do Brasil. Seis em cada 10 já visitaram o Pão de Açúcar e o Corcovado.

Na Argentina, os brasileiros são, em disparado, os que mais conhecem Bariloche. Mais da metade (56%) desses viajantes já visitaram esse ponto turístico, frente a 43% dos colombianos e 36% dos mexicanos. Na Colômbia, a Ilha de San Andrés é um destino clássico de argentinos (56%) e brasileiros (47%), enquanto o Centro Histórico de Cartagena de Indias é o ponto turístico mais conhecido dos mexicanos (46%).

Pensando em redescobrir a América Latina e mostrar que temos o inesperado por aqui também, a Booking.com está promovendo uma exposição fotográfica interativa e multissensorial até 5 de maio no Unibes Cultural, em São Paulo. Chamada de “Loco Por Ti, América”, a mostra tem entrada gratuita e traz trabalhos autorais de cinco fotógrafos do Brasil, Argentina, Colômbia e México que rodaram a América Latina atrás de lugares inusitados, hospedagens extraordinárias e um olhar peculiar dos destinos visitados.

*A pesquisa foi feita em março de 2019 com 4 mil respondentes de Brasil, México, Colômbia e Argentina, sendo mil por país, com homens e mulheres de 18 a +60 anos que já realizaram pelo menos duas viagens internacionais.

Texto: Meio Norte