Marido, ex-companheiro, namorado, ex-namorado e filho são os homens que agridem e matam mulheres no sudeste do Pará

No período entre janeiro de 2019 e abril desse ano o Disque Denúncia Sudeste do Pará recebeu 195 denúncias sobre violência Contra Mulher. O município de Parauapebas se destacou com 105 denuncias, seguido de Marabá com 64.

De acordo com as denúncias anônimas pode-se traçar o perfil do agressor, sendo que em 77% dos casos o autor da violência são os maridos, 13% ex-maridos e 10% estão divididos entre namorados, ex-namorados, filhos, irmãos e pessoas que não foi informado o grau de relacionamento.

Ao analisar se os agressores estavam sob efeito de álcool ou drogas, em 27% das denuncias a resposta foi positiva, 3% informaram que não e 70% não soube informar.

Em relação às mulheres agredidas, 40% têm filhos e a maioria deles também sofrem agressão, 46% delas sofrem violência física, 26% agressão verbal, 21% ameaça de morte, 6% dos casos ocorrem há mais de um ano, 39% das agressões são praticadas no período da noite e em 16% dos casos denunciados outras pessoas estavam presentes no momento em que ocorreu a violência.

É importante lembrar que em uma mesma denúncia de violência contra a mulher muitas vezes as agressões são múltiplas, ou seja, ocorre violência física, psicológica, patrimonial e moral.

A Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/2006 no seu Art. 2º deixa claro que “Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social”.

Nessa perspectiva o Disque Denúncia Sudeste do Pará divulga campanhas de marketing incentivando as mulheres que sofrem agressão ou qualquer pessoa que presencie casos de violência doméstica, a denunciar o crime.

Para a coordenadora do Disque Denúncia, Hellen Araújo, “a população precisa denunciar, pois em briga de marido e mulher devemos meter a colher, sim. A participação da população é muito importante para que o índice de violência diminua e as mulheres tenham uma vida livre de agressão”.

As denúncias que chegam a central são enviadas de forma imediata para os órgãos responsáveis pela verificação e apuração dos fatos.

Para denunciar é só ligar no telefone fixo (94) 3312-3350, enviar mensagem pelo Whatsapp (94) 98198-3350 ou pelo APP do DISQUE DENÚNCIA SUDESTE DO PARÁ. O Disque Denúncia garante o anonimato do denunciante.

Debate Carajás

(Disque Denúncia Sudeste do Pará – Ascom)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!