Marabá ‘zera’ casos de Dengue, Zika e Chikungunya

Crédito: Whatsapp

O coordenador do departamento de Endemias, José Amadeu Moreira, ligado à Secretaria de Saúde de Marabá, comemora os bons resultados obtidos nos últimos 24 meses. Segundo ele, os casos de Dengue, Chikungunya e Zika, foram ‘zerados’ no município.

“Em 2019 e 2020 nós conseguimos zerar os casos de Chikungunya, Zika e Dengue. Nós não temos nenhum caso registrado em Marabá. Tivemos um caso de dengue hemorrágica, mas o paciente contraiu fora do município. Os números mostram um avanço do departamento de endemias, onde recebemos em 2017, 764 casos de dengue e Chikungunya e estamos fechando 2020 com zero caso”, relata Amadeu.

Os resultados são obtidos através da intensificação das ações contra o mosquito transmissor das doenças. Na manhã desta quarta-feira (26), um grupo de agentes de endemias realizou trabalho de orientação aos moradores de uma área de invasão no bairro do Amapá. O trabalho visava orientar a população quanto à limpeza de quintais e áreas das residências com objetivo de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue Chikungunya e a Zika.

O trabalho aconteceu em duas áreas do bairro Amapá. Numa área de invasão os agentes de endemias constataram grande volume de produtos com bastante água acumulada em seu recipiente foco da reprodução do mosquito transmissor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti.

Os agentes de endemias vasculham pneus, garrafas, latas ou qualquer produto que possa acumular água e servir como local para reprodução do mosquito. “O trabalho dos agentes de endemias é fazer visita domiciliar, orientar, fazer palestras, entregar panfletos, coletar larvas do mosquito, fazer tratamento focal, e eliminar criadouros do mosquito”, explica a supervisora Ivanilde Carneiro.

Hoje no quadro de agentes de endemias são 61 profissionais, mas no momento alguns estão afastados com laudo médico pelo período da pandemia e integram a lista de grupo de risco do departamento.

“Apesar de reduzida as equipes estão obtendo êxito em nossas ações e as pessoas estão correspondendo bem e fazendo o dever de casa, não podemos esquecer de nos prevenir contra o mosquito transmissor da doença”, afirma Ivanilde Carneiro.

Crédito: Whatsapp

Fonte: Portal Debate Carajás

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!