Marabá: Voluntários da Buritirama realizam doação de máscaras e sabonetes a comunidades na zona rural

Buritirama em prevenção à Covid-19

Em tempos de pandemia do coronavírus, a solidariedade e a união tornam-se ainda mais evidentes. A equipe de voluntários da Buritirama Mineração se mobilizou para levar aos moradores das vilas do entorno da operação dois dos mais importantes itens de prevenção ao contágio da doença.

No total, 2.100 sabonetes e 2.000 máscaras foram distribuídas nas localidades, formando 950 kits acompanhados de informativos sobre os cuidados e recomendações de prevenção à COVID-19, dentro e fora da empresa. A Vila União, onde a mina está localizada, recebeu 460 kits, a Vila Três Poderes ficou com 250, a Zé do Ônibus com 100, a São José com 98 e a Vila Santa Fé, com 50 kits.

“O sentimento de ajudar ao próximo é algo que norteia a equipe da Buritirama, que está sempre em busca de soluções simples e efetivas para pessoas que residem na região. A campanha foi um sucesso e estamos juntos aos nossos colaboradores e seus familiares na conscientização e na luta contra a COVID-19, tomando todas as medidas cabíveis para evitar o contágio e a disseminação, sempre atentos às necessidades e às orientações dos órgãos responsáveis”, destaca Jorge Baptista, Diretor Administrativo e Recursos Humanos da Buritirama Mineração.

A empresa adotou rigorosas medidas de proteção em todas as suas unidades no Pará e no escritório em São Paulo. Uma das maiores produtoras de manganês do mundo, que atua em Marabá (PA), a Buritirama deu seguimento à operação de acordo com o decreto do Ministério de Minas e Energia (Nº 10.282 de 20/3/2020), que classifica a atividade como essencial, uma vez que fornece insumo para as indústrias, desde que obedecidas as diretrizes de segurança dos órgãos responsáveis para conter o avanço da COVID-19.

Para que isso seja possível, foi implementado o Protocolo de Prevenção ao Contágio do Coronavírus, com determinações em todas as áreas. As primeiras medidas foram a adoção de quarentena para colaboradores acima dos 60 anos e gestantes, a suspensão imediata de viagens e de visitantes não essenciais, observação por 14 dias de colaboradores recém-chegados de viagens internacionais, além do uso constante de equipamentos de proteção e orientações de higienização pessoal e dos ambientes de trabalho.

Visando evitar aglomerações e manter o distanciamento social indicado, de 1,5 metro, os ônibus reduziram pela metade a quantidade de passageiros, que devem sentar-se próximos às janelas, sendo apenas um por par de poltronas. Nos refeitórios, o número de pessoas também foi reduzido a 50%, com a devida distância nas filas e nas cadeiras, evitando ao máximo qualquer proximidade e conversas durante as refeições.

Os treinamentos foram cancelados e os Diálogos Diários de Segurança (DDS) passaram a ser mais curtos, com menos pessoas e em local arejado. Usando a tecnologia e as ferramentas de comunicação ao seu favor, as reuniões pessoais também deixam de ocorrer. Outra ação é o preenchimento de um formulário de saúde por todos os colaboradores, avaliado pelo Médico do Trabalho e equipe de Enfermagem.

“Queremos que nossos colaboradores entendam a importância da prevenção por meio da informação. A empresa está empenhada para que Marabá e as comunidades do entorno da Buritirama fiquem protegidas.

Além disso, trabalhamos para manter a economia aquecida e nos comprometemos em manter os 3,5 mil empregos diretos e indiretos para que continuemos sendo uma importante fonte de emprego e renda no Estado”, conclui Jorge Baptista.

Sobre a Buritirama Mineração
Produtora de manganês de alta qualidade, a Buritirama tem sólida posição no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos em diversos segmentos como ferro-ligas, micronutrientes, ração animal e vegetal, baterias, entre outros. Acesse: https://www.buritirama.com/.

Buritirama Mineração – Assessoria de Comunicação

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!