Marabá
28°C
Overcast clouds

Marabá ultrapassa marca de 100 mil pessoas vacinadas

Atualmente, a campanha de vacinação está na faixa etária a partir de 20 anos
Blogueira Thais Regina, que chegou a ser internada com a covid-19 no Hospital Regional, é uma das vacinadas no município | Foto: Vinícius Soares/Debate Carajás
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Nesta semana, mais de 16 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Com esse número, Marabá ultrapassou a marca de 100 mil vacinados. Atualmente, a campanha de imunização atende as pessoas com mais de 20 anos.

Observando os dados do panorama de Marabá no IBGE e estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral, no município há cerca de 179 mil pessoas com mais de 16 anos. Com o avanço da campanha de vacinação, os mais de 100 mil vacinados na cidade representam 56% da população ativa, já vacinada com a primeira dose.

Um dos mais novos vacinados no município é a Grazielhy Rodrigues, de 20 anos que está feliz da vida com esse momento. “Fiquei com medo, tenho muito problema de ansiedade, mas foi de boa, tranquilo. Então eu digo, venham tomar a vacina porque é de boa”, pontua a jovem.

Grazielhy Rodrigues

A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) avalia positivamente o andamento da campanha que acontece de forma organizada, bem como o interesse da população pela vacina. É o que ressalta o coordenador do departamento, Fernando Gomes. “Nós estamos felizes com a grande quantidade de pessoas que já foram vacinadas. O andamento está tranquilo e percebemos uma grande procura pela imunização. Então, nosso pedido é que continuem procurando os postos de vacinação”, reitera.

Fernando da Silva, coordenador do Departamento de Imunização da SMS

A gerente de vendas Micaele Rocha vê na vacinação uma forma de superar esse momento. “Eu estou muito feliz por participar dessa imunização e é mais um passo que estamos dando para sair dessa pandemia. Foi um período difícil, mas de muito aprendizado para todo mundo. Nós aprendemos a dar mais valor à vida, às pessoas, se cuidar mais”, afirma.

gerente de vendas Micaele Rocha

Retrospecto

A vacinação contra a covid-19 em Marabá iniciou no dia 19 de janeiro com a primeira dose aplicada na agente de serviços gerais do Hospital Municipal de Marabá, Rosinalva Nunes de Castro, de 50 anos. Nessa etapa inicial foram vacinadas mais de 3 mil pessoas entre idosos em abrigos institucionais e profissionais de saúde.

Em fevereiro, os idosos com mais de 90 anos começaram a ser imunizados. No mês seguinte, março, a campanha seguiu com idosos entre 80 e 70 anos. Já no mês de abril, seguindo o Plano Nacional da Vacinação contra a covid-19, as pessoas com comorbidadesc como diabetes, hipertensão e pacientes oncológicos, começaram a ser vacinadas.

Ao longo da campanha, outros grupos prioritários, como trabalhadores da educação, professores, motoristas de transporte público e trabalhadores da indústria, também receberam a vacina. Em junho, foi a vez das pessoas sem comorbidades com mais de 50 anos. No final desse mesmo mês, as pessoas com 35 anos começaram a ser imunizadas, possibilitando ao município alcançar 60 mil vacinados.

Atualmente, a campanha de vacinação está na faixa etária de 20 anos ou mais. (Secom PMM)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!