Marabá recebe 10 capacetes respiradores para pacientes com covid

Capacete respirador tipo Elmo pode reduzir em 60% necessidade de internação em UTI e intubação de pacientes com a doença | Foto: Divulgação

Mais um reforço na luta contra a Covid-19 foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, na manhã desta terça-feira. Trata-se de dez capacetes respiradores tipo Elmo, doação do Instituto Amazônia Tec e movimento União BR, a partir de emenda impositiva do deputado federal Eduardo Costa.

Em abril deste ano, a fisioterapeuta Eliane Guimarães e a enfermeira Gisele Ferreira de Freitas participaram de um treinamento, em Belém, junto ao movimento União BR, que é voluntário e composto por integrantes da sociedade civil, sendo o município contemplado com a doação dos dez capacetes respiradores.

“Esse capacete é de grande importância, pois o paciente tem grande possibilidade de não ser intubado, reduz em 60% essa possibilidade, já que ele melhora a respiração num período de 3 a 4 horas, em que já podemos perceber a melhora no paciente”, explanou a fisioterapeuta.

Os dez capacetes respiradores serão encaminhados para o Hospital Municipal de Marabá (HMM) para uso em pacientes infectados pelo coronavírus (Sars-Cov-2). De acordo com a fisioterapeuta Eliane Corrêa Guimarães, ainda esta semana será realizado um treinamento com os profissionais do HMM para a utilização dos capacetes nos pacientes.

“Vamos entregar todo material ao HMM e, na sequência, realizaremos o treinamento para que o material possa ser utilizado nos pacientes”, explicou.

O capacete foi desenvolvido por uma universidade do Estado do Ceará, no ano passado, período da onda da covid-19, com o objetivo de tratar pacientes com insuficiência respiratória. O capacete respirador tipo Elmo, por ser um mecanismo de respiração artificial não invasivo, pode reduzir em 60%, de acordo com a comprovação dos testes, a necessidade de internação em UTI e a intubação de pacientes com o coronavirus.

O capacete respirador pode ser esterilizado e reutilizado, dependendo do uso e da manutenção, a reutilização pode ser feita de 5 a 8 vezes, além de aumentar a segurança dos profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas do vírus.

O secretário de Saúde Valmir Moura Silva agradeceu a participação de mais uma instituição, de trabalho voluntário, pela contribuição ao município na luta contra a covid-19.

“Nesse momento de pandemia muitas empresas e instituições vem dando as mãos nesse trabalho de combater a doença. Nós, em nome da Prefeitura de Marabá, Secretaria de Saúde, agradecemos o Instituto Amazônia Tec pela doação dos capacetes para combater esse vírus, pois o material será de grande valia e que, certamente, salvará muitas vidas”, finalizou o secretário. (Secom PMM)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!