Marabá reabre central de atendimento para pessoas com sintomas gripais

Unidade amplia e melhora o atendimento à população, desafogando assim o Hospital Municipal de Marabá (HMM)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reabriu na última quinta-feira (21) a Central de Atendimento para receber os casos de síndromes gripais. A central fica localizada na Folha 31, próximo ao Caps e Fundação Casa da Cultura, e amplia e melhora o atendimento à população, desafogando assim o Hospital Municipal de Marabá (HMM).

“Essa central foi reaberta para toda a população de Marabá com sintomas gripais. Se a pessoa estiver apresentando dores de cabeça, tosse, arranhão na garganta, febre, dores no corpo, deve e pode procurar a central de atendimento”, pontua a coordenadora Jalília Corrêa.

Jalília Corrêa, coor. da Central de Atendimento

Na Central de Atendimento, são ofertados serviços como o teste de covid (RT-PCR para SARS-CoV-2 em swab combinado de nasofaringe), consultas médicas, consultas com enfermagem, psicólogo e medicação. A Central oferta atendimento diário, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30. É necessário levar RG e Cartão SUS.

“A pessoa consultou fez o teste swab conforme avaliação médica e testou positivo, já sai com a medicação. Então a pessoa que apresentar os sintomas gripais, a partir do segundo dia, já pode procurar a central, não precisa ir ao Hospital Municipal. O atendimento é de demanda livre, por ordem de chegada”, comenta a coordenadora.

Vale ressaltar que o teste da covid continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde, bem como, a vacina. Além disso, a partir do dia 25, cinco Unidades Básicas de Saúde estarão com horário estendido até as 22h, nas segundas e quartas-feiras,  para melhor atender a comunidade, são elas: Carlos Barreto, Morada Nova; Amadeu Vivacqua, São Félix; Hiroshi Matsuda, Folha 11, Nova Marabá; Demósthenes Azevedo, Marabá Pioneira; e UBS Laranjeiras, Cidade Nova.

Além dos postos fixos, o Extra Muro da Prefeitura atua semanalmente com postos itinerantes para levar serviços médicos e vacinação para zona rural e outros locais da cidade.

Importante lembrar também que já está liberada a vacinação para crianças de 3 a 5 anos, segundo norma técnica do Estado (Sespa). A vacina para esse grupo, assim como para as outras faixas etárias e todas as doses estão disponíveis tanto nas Unidades Básicas de Saúde, quanto no Partage Shopping (neste último, até esta sexta-feira dia 22). (Com Secom PMM)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!