Marabá: Quem não respondeu o Censo do IBGE pode agendar visita do recenseador

Caso o recenseador não tenha passado em sua casa, você pode ligar para 137 das 8h às 21h30min e agendar uma visita para que não fique fora do Censo 2022.
Crédito: Reprodução

As equipes do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) ainda estão nas ruas em busca da população para preencher o Censo Demográfico de 2022. Segundo a prévia divulgada pelo IBGE, o município de Marabá aparece com uma população de 271.321 cidadãos, número este que deve ser maior. Por isso os recenseadores do IBGE pedem para que a população não deixe de responder aos questionários.

Caso o recenseador não tenha passado em sua casa, você pode ligar para 137 das 8h às 21h30min e agendar uma visita para que não fique fora do Censo 2022.

“Quando você responde o Censo, você fala sobre a realidade que vive, para que se implantem as políticas públicas no local onde você mora. É uma reação em cadeia. Influencia na verba que o município recebe e as aplicações dela. Então se não temos dados sobre você, você  não contribui para que o governo saiba as reais necessidades da população”, explica Fiama Gomes, coordenadora censitária de subárea do IBGE Censo 2022.

Ela também ressalta que não há o risco de se perder algum problema social devido às respostas passadas para o recenseador. “Algumas pessoas acham que ao responder podem perder programas de políticas públicas do governo, como o Bolsa Família.  Elas não perdem de forma nenhuma, até porque os dados para o recenseador são sigilosos. É apenas para se saber a necessidade daquela região, daquele bairro, daquela cidade.”, complementa.

A coordenadora censitária ressalta que a recusa das pessoas de receber os recenseadores tem sido um dos maiores problemas encontrados. “Algumas pessoas têm receio de receber estranho, outras não têm noção da importância do censo demográfico. Mas podem ficar tranquilos”, garante.

A equipe que atua em Marabá conta com cerca de 60 recenseadores, sendo que muitos vieram de outras cidades para compor a equipe. Os recenseadores podem ser identificados através de QR Code e pelo número no crachá que pode ser verificado pela internet. Esta é uma forma de confirmar a veracidade do colaborador do IBGE.

A Prefeitura de Marabá presta apoio aos recenseadores por meio dos postos de coletas móveis e internet. Esses postos de coleta são locais temporários de trabalho do IBGE, que dão apoio aos supervisores e recenseadores durante o Censo. Há dois pontos. Um na Escola Jonathas Pontes Athias, Folha 22, Nova Marabá e um na Cidade Nova, na Obra Kolping, na Avenida Manaus, 730, que funciona de 8 às 17 horas.

Vale ressaltar que responder ao IBGE é um dever legal de todos os brasileiros. De acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, as pessoas que se recusarem poderão ser multados. A legislação ainda garante que os dados coletados pelo Instituto sejam sigilosos.

Por meio dos dados recolhidos pelo Censo são feitos os planejamentos para população em relação à saúde, educação e demais itens essenciais. A coleta de dados é feita a cada 10 anos, possibilitando a análise socioeconômica do país para a formulação de políticas públicas, sendo a principal fonte de referência.

Marabá é uma das cidades mais importantes e populosas do Pará, tanto pela localização que favorece o transporte rodoviário quanto pela instalação de empresas que geram emprego e renda. Cerca de 75% do censo já foi concluído  no município e o restante deve ser realizado até o fim de janeiro. (Portal Debate/Divulgação)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!