IMPERATRIZ (MA) – Nesta quarta-feira (24), alunos, pais, colegas de trabalho e familiares ficaram chocados com a morte repentina da conhecida Professora Amparo, na cidade de Imperatriz, no sudoeste Estado do Pará.
A Professora Amparo teve uma longa história na educação pública de Marabá. Nós últimos anos, a educadora trabalhou na Secretaria Municipal de Educação (Semed) na gestão do prefeito João Salame. Depois, ela passou, segundo os colegas de trabalho, a ser servidora do Conselho Municipal de Educação (CME), localizado na Avenida Antônio Maia, Núcleo Marabá Pioneira, entre diversas outras escolas, fazendo seu trabalho de forma profissional e ética.
Segundo pessoas próximas à família, a Professora Amparo já estava aposentada da educação e levava uma vida discreta junto a sua família. No entanto, ela teria sido internada no último sábado (20), mas seu quadro de saúde vinha se agravando para tristeza de amigos e familiares.
De acordo com uma parente da educadora, ela foi internada na cidade de Imperatriz, no sudeste do Estado do Maranhão, local onde morava, mas seu estado de saúde foi se agravando e a idosa faleceu, nesta quarta-feira (24), às 9 horas. A Professora Amparo era possuidora de um perfil profissional calmo e conciliador.
Durante sua permanência na Semed em Marabá, entre os anos 2013 a 2016, a Professora Amparo fez parte da comissão que flagrou uma enxurrada de diplomas falsos ou adulterados na educação pública municipal de Marabá, em outras palavras, ela ajudou bastante a moralizar as formas de acesso ao serviço público na educação de Marabá.
Aos amigos e colegas, restarão apenas a saudade de um ser humano com qualidades e ética raras. Por sua vez, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) deverá emitir nota de pesar, lamentando a passagem precoce da Professora Amparo. (Pedro Souza)



