Marabá: Período chuvoso propicia proliferação do Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, por meio da Coordenação de Endemias, segue com o controle e vigilância intensificados no combate ao mosquito Aedes Aegypti, em Marabá, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

No entanto, apesar das ações e orientações, a última pesquisa, realizada este ano, mostrou proliferação desse mosquito por todos os bairros de Marabá, o que serve de alerta à população para continuar os cuidados nas residências, evitando depósitos de água parada.

Segundo Amadeu Moreira, coordenador de Endemias e Saneamento Ambiental, a equipe de controle de endemias continua atenta, fazendo visitas domiciliares diárias e o controle químico nos locais com maior proliferação de vetores. Realizado o primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA), em fevereiro, descobriu-se que a presença, nos bairros de Marabá, está bem ativa.

“Assim sendo, a população do município precisa continuar fazendo sua parte, seguir atenta, limpando seus quintais e evitando o acúmulo de água parada em reservatórios, que é onde o mosquito se multiplica”, ressalta Amadeu.

No tange que à prevalência das endemias causadas por esse mosquito, Amadeu informa que, este ano, houve um caso suspeito de dengue no município, em cujo setor de incidência foi realizado o bloqueio químico de praxe. Porém, afirma que todas as doenças transmitidas pelos Aedes, incluindo zika e chikungunya, estão sob controle em Marabá.

Embora o município esteja numa situação sem grandes preocupações em relação ao número de casos, os sistemas de controle do mosquito estão vigilantes, devendo acontecer um novo LIRA em maio, para verificar a proliferação do mosquito ao fim do período chuvoso, visto que a maior multiplicação desse inseto acontece no primeiro quadrimestre.

Fonte: PMM – Secom

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!