Marabá
23°C
Clear sky

Marabá intensifica ações voltadas à proteção da mulher

No estande da Polícia Civil, o público recebe atendimento para emissão de RG e mutirão de combate à violência doméstica
Foto: Divulgação

Desde ontem (11), uma ação integrada de atendimento e proteção à mulher é realizada nas dependências da Escola Inácio de Sousa Moita, no Km 7, Nova Marabá. A ação, que se encerra hoje (12), é resultado de uma parceria de órgãos do governo estadual e municipal.

Entre os órgãos integrados na ação, a Fundação ParáPaz realiza atendimento técnico multiprofissional e cursos de empreendedorismo, rodas de conversas com as mulheres e curso de noções de defesa pessoal. No estande da Polícia Civil, o público recebe atendimento para emissão de RG e mutirão de combate à violência doméstica.

A ação é resultado de uma mobilização do Conselho da Mulher de Marabá (Comdim), Instituto Reviver do Km 7, com apoio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

“Estamos atendendo público de vários bairros e essa ação veio através do Comdim, prefeitura e governo do estado. Sabemos da demanda que é para essas famílias no entorno da ferrovia e precisamos de mais ações e agradecemos o bolsa família e cadÚnico, pois famílias precisam reativar o cadastro e as ações são voltadas para elas”, informou Jeania Sobral, Coordenadora do Instituto Reviver.

Coordenadora do Instituto Reviver, Jeânia Sobral

A meta é oferecer atendimento a mais de 500 mulheres de quatro bairros próximos à escola Inácio Moita, e essa meta deve ser alcançada pela organização do evento, pois a movimentação das pessoas a procura de atendimento iniciou desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 11 de maio.

Mulheres como a servidora pública Alessandra Queiróz e a dona de casa Diná Gomes da Silva, chegaram cedo para receber atendimento para a emissão de RG e antes do meio-dia já haviam sido atendidas.

“Tem que haver mais ações desta forma porque muitos precisam da documentação e também abrir uma exceção para os homens, pois também precisam muito”, disse Alessandra Queiróz.

Alessandra Queiróz recebeu atendimento para emissão de seu RG

“É muito importante pois chegou como uma benção na vida da gente, hoje fui atendida, muitas pessoas estão sendo atendidas e esta ação ajuda muito a população”, disse a dona de casa, Diná Gomes da Silva.

Diná Silva satisfeita com os serviços na Ação Integrada

O público também foi atendido na emissão da 1ª e 2ª via da Certidão de Nascimento e 2ª via da Certidão de Óbito, além no cadastro do Programa Qualifica Pará e Cadastro Nacional de Artesão.

Priscila Veloso, presidente do Comdim

De acordo com Priscila Veloso, presidente do Comdim, novas ações estão sendo programadas para ampliar o atendimento. “Essa é uma ação conjunta, mas o importante é que se constitui numa ação social e também policial pois há uma ação na delegacia da mulher dando encaminhamento a todos os processos na delegacia e vários serviços estão sendo realizados aqui nesta ação durante os dois dias, temos aqui também atendimento jurídico, vacinas e o grande objetivo é chegar nas comunidades que mais precisam”, informou. (Portal Debate, com Secom PMM)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!