Marabá
24°C
Scattered clouds

Marabá inicia campanha de vacinação antirrábica nesta segunda

Há uma estimativa de 35 mil animais a serem vacinados entre as zonas urbana e rural, que também será visitada pelas equipes
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Marabá, no sudeste do Pará, lança a campanha de vacinação antirrábica para os núcleos Morada Nova e Residencial Jardim do Éden a partir desta segunda-feira (20),

Os donos de cães e gatos nos núcleos supracitados, terão a oportunidade de imunizar os pets contra a raiva animal no conforto de suas casas. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) dará inicio à campanha nacional de vacinação antirrábica na cidade começando pelo Núcleo Morada Nova e Residencial Jardim do Éden. Posteriormente, as equipes visitarão as casas por toda a cidade, em busca dos animais saudáveis a partir dos três meses de vida.

De acordo com Flávio Ferreira da Silva, coordenador do CCZ, há uma estimativa de 35 mil animais a serem vacinados entre as zonas urbana e rural, que também será visitada pelas equipes.

“A previsão que nós temos é de 25 dias de vacinação aqui na zona urbana, após o dia 25 de outubro, iremos fazer a zona rural também. Aqui na cidade daremos inicio em Morada Nova e depois São Félix, Nova Marabá, Velha Marabá, e núcleo Cidade Nova. Nós divulgaremos o calendário dia a dia e as pessoas devem ficar atentas”. Afirma o médico veterinário e coordenador do CCZ.

Para os donos de pets que perderem o arrastão (assim se chamará essa mobilização). O CCZ dispõe de doses da vacina no próprio centro, estando disponível durante toda a semana, incluindo os finais de semana. Durante esta campanha os demais atendimentos como testagem para Leishmaniose estarão acontecendo normalmente. O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses enfatiza que é preciso estar atento à carteira de vacinação do animal como forma de proteção do mesmo, pois as doses da vacina antirrábica são anuais.

“A vacina antirrábica é anual, uma única dose imuniza o animal. Então é importante não perder os prazos. A melhor forma de prevenção da raiva é a vacinação, só assim, se o animal entrar em contato com a raiva ele não será acometido e nem será transmissor”, alerta. (Águida Mariana, com Secom PMM)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!