Marabá
30°C
Clear sky

Marabá registra 98% de ocupação de UTIs; 4 pessoas morreram em uma semana

Leitos hospitalares continuam com alta taxa de ocupação e chegada da temporada de verão preocupa autoridades sanitárias.
Crédito: Reprodução
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Engana-se quem pensa que a pandemia da Covid-19 foi controlada em Marabá, no sudeste do Pará. Os números da pandemia, publicados no “Boletim Covid” pela Prefeitura de Marabá, no dia 6/7/2021, mostram que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão com uma lotação de 98%, pois 49 de 50 leitos estão ocupados.

As mortes estão ocorrendo com frequência. Quatro 4 pessoas foram a óbito em apenas 8 dias. Já os leitos de UTI, exclusivos para covid-19, a chamada UCE,  09 de 16 estão ocupados, apresentando uma taxa de ocupação de 56,2%. Dos 36 leitos de enfermaria, exclusivos para-19, 22 estão ocupados, com uma taxa 61,1%.

O mais grave é que um grande número de pessoas já abandonou o uso da máscara, não utiliza o álcool em gel e não mantém o distanciamento social. Mesmo com uma rígida fiscalização, estão ocorrendo dezenas de pontos de aglomerações espalhados pelas ruas, praias, balneários e chácaras de Marabá.

A chegada da temporada de veraneio trouxe mais preocupações para o sistema de saúde, porque a cidade passou a receber visitantes oriundos de várias regiões do Brasil e com eles estão chegando novas variantes do coronavírus. Nas próximas semanas, o número de doentes deve aumentar bastante.

Se a população não colaborar, os índices de infectados e mortos vai aumentar durante a temporada de verão, pois apenas um pouco mais de 13% da população está vacinada com as duas doses. Para complicar ainda mais o quadro sanitário de Marabá, nenhum imunizante alcança uma eficácia de 100%, logo o indivíduo poderá ser reinfectado e morrer mesmo tendo tomado as duas doses da vacina contra a covid-19. (Portal Debate Carajás)

Ver a imagem de origem
Crédito: Reprodução

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!