Marabá
23°C
Clear sky

Marabá envia 13 alunos para disputar paralimpíada em Belém

Eles participam até amanhã da 13ª edição dos Jogos Estudantis Paralímpicos Paraense (JEPP)
Foto: Secom PMM
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

13 alunos de escolas públicas da cidade viajaram na terça-feira (14) para Belém, onde participam até esta sexta-feira (17) da 13ª edição dos Jogos Estudantis Paralímpicos Paraense (JEPP). São alunos da rede municipal e estadual que fazem parte do Projeto Marabá Paralímpico, uma ação do Estado em parceria com o Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As informações são da Secom PMM.

Os alunos têm entre 12 e 17 anos e disputam as modalidades esportivas: atletismo, natação, tênis de mesa e bocha. O Projeto Marabá Paralímpico é coordenado pelo professor Arionaldo Reis, do Estado, e auxiliado pela professora Luiza Crisóstomo, do município.

De acordo com a professora Luiza, esse projeto existe desde 2008, e após a participação dos alunos em uma competição municipal, eles foram convidados para participar da etapa regional.  “Após um período de muitas perdas, esta competição veio para renovar as forças dessas crianças. Aqui trabalhamos com 80 alunos, e desses, 13 irão para esses jogos. Temos no projeto crianças com deficiências físicas, deficiência mental, deficiência intelectual, deficiência visual, autismo e paralisia cerebral.”

Antônio Isaque do Carmo, tem 14 anos, e é deficiente visual. É a primeira vez que ele vai participar da etapa regional da competição. “Estou treinando muito e tenho esperança de ganhar uma medalha. Minha família está muito feliz que vou participar.”

Ana Paula Garcia, aluna do projeto, de 12 anos, vai disputar atletismo na competição. “Estou muito feliz por participar. Quero ganhar três medalhas e estou me dedicando muito.”

“Em nome de todos do projeto,  agradeço o apoio da Semed, da professora Marilza Leite, a coordenação do Departamento de Educação Especial, a professora Thaís Mendes Martins,  ao departamento de transporte, Dilog e a todos que se envolvem todos os anos com todo empenho para que essa viagem seja possível” ressalta a professora.

Alunos de Marabá que participam da Paralimpíadas escolares em Belém: 

1 Alexandre Cunha Vieira – EMEF Acy Barros

2 Antônio Isaque do Carmo Martins – EMEF Felipa Serrão

3 Ana Paula Garcia Pedrosa Galvão – EMEF Cristo Rei

4 Bruna Crislany Barros de Oliveira – EMEF Duque de Caxias

5 Edna Luzia Almeida de Andrade – EMEF Anísio Teixeira

6 Emanoelly Nascimento Gomes de Jesus – Escola Militar Rio Tocantins

7 Itamar da Silva Guimarães – EMEF Doralice de Andrade

8 Jheimeson Feitosa da Silva –  EMEF Darcy Ribeiro

9 Luan Lincon Pinheiro de Souza – EMEF Dr. Geraldo Veloso

10 Maria Clara Rodrigues se Sousa – EMEF Miriam Moreira

11 Matheus Barros Matos – EMEF Doralice de Andrade

12 Pedro Levy Souza Silva – EEEM Anísio Teixeira

13 Wnaína Gabrielle Mercês dos Santos – EMEF Cisne Branco

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!