Marabá elege quatro deputados estaduais e nenhum federal

Município se dividiu entre Dr. Manoel Veloso (PDT), Márcio do São Félix (PSDB), Wagne Machado (MDB) e Irismar (PP) e não conseguiu, mais uma vez, eleger um representante para a Câmara dos Deputados
Foto: Reprodução/Portal Debate

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — As urnas já foram totalmente apuradas, e a lista de deputados estaduais eleitos no Pará já foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Marabá conseguiu eleger quatro deputados estaduais, mas ficou novamente sem nenhum representante no Congresso Nacional. O fator é atribuído à divisão de votos entre lideranças locais.

Para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), foram eleitos Chamonzinho (MDB), com 109.287 votos; Dirceu Ten Caten (PT), com 66.397 votos; Delegado Toni Cunha (PSC), 33.388 votos; e Aveilton Sousa (PL), com 23.230 votos. O deputado estadual Chamonzinho garantiu a reeleição como o mais votado para o Palácio Cabanagem. Aveilton foi superintendente regional do Incra no sudeste do Pará.

O candidato Thiago Miranda (MDB), filho do prefeito de Marabá, Tião Miranda (PSD), obteve 40.150 votos e ficou como suplente no partido. O vereador Fernando Henrique (PSC) teve 26.569 votos e também ficou como suplente. O ex-prefeito de Marabá João Salame (PSB) terminou a apuração com 20.674 votos e também ficou de fora da lista de eleitos. O vereador Ilker Moraes (Podemos) conquistou 8.208 votos e novamente não se elegeu deputado estadual.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) contará com 19 novos parlamentares a partir de janeiro de 2023. Do total de 41 deputados estaduais, 35 concorriam à reeleição, porém o que se observou foi uma alta taxa de uma renovação de 46,3%. Os mais votados foram os deputados Chamonzinho e Iran Lima, ambos do MDB, que fez a maior bancada com 13 eleitos.

Por outro lado, Marabá se dividiu entre Dr. Manoel Veloso (PDT), Márcio do São Félix (PSDB), Wagne Machado (MDB) e Irismar (PP) e não conseguiu, mais uma vez, eleger um representante para a Câmara dos Deputados. Veloso foi o mais votado no município.

Wagne Machado (MDB) ficou como suplente, com 73.798 votos. Manoel Veloso (PDT) teve 19.595 votos; Márcio do São Félix (PSDB) teve 16.743 votos; e Irismar (PP) encerrou com 5.192 votos.

Mas a região sudeste do Pará fez dois deputados federais. Keniston Braga, de Parauapebas (MDB), foi eleito com 126.027 votos. Andreia Siqueira (MDB), primeira-dama de Tucuruí, teve 125.004 votos e também ocupa uma das cadeiras na Câmara Federal, em Brasília (DF). (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!