Marabá
27°C
Scattered clouds

Marabá completa 108 anos com mensagem de superação

Em 2019, espectadores levantaram mãos para o alto em oração durante show. Eles não imaginavam que seria a última celebração de aniversário na orla | Foto: Prefeitura de Marabá
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Marabá completa 108 anos de emancipação política e administrativa nesta segunda-feira (5) sem clima para comemoração. Diante do colapso do sistema de saúde, da elevação do número de infectados com a covid-19 e de tantas novas mortes confirmadas nos últimos dias, o município vive luto no segundo aniversário consecutivo e novamente cancelou todas as festividades alusivas à data, vendo passar longe a pompa e atenção de anos anteriores. A mensagem agora é de esperança em dias melhores.

Os votos de esperança, aliás, são o mote da campanha de aniversário promovida pela Prefeitura de Marabá. O tema deste ano é “Esperança sempre, terra bendita!”. Para a realização das filmagens, cinegrafistas, fotógrafos, produtores, diretor e personagens seguiram os protocolos de segurança a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Parte da comemoração em Marabá se dá pela construção do mirante no encontro dos rios Tocantins e Itacaiunas

As filmagens aconteceram em março em bairros como Marabá Pioneira, Laranjeiras, Morada Nova e Liberdade, com a participação de moradores da cidade. Como parte dos protocolos de segurança, apenas um músico da Banda Waldemar Henrique, da Fundação Casa da Cultura, participou a cada gravação.

O material da campanha já está sendo veiculado desde o dia 1º nas redes sociais da prefeitura, em emissoras de rádio e televisão locais, em peças publicitárias espalhadas em diversos pontos da cidade e na página principal do Portal Debate Carajás, podendo ser conferida facilmente por quem acessa o domínio pelo Google.

A esperança, neste momento ainda mais delicado, constitui peça publicitária inevitável para relembrar o entusiasmo, a garra e a tenacidade de um povo desalentado há um ano. E o vocativo expresso pela prefeitura demonstra bem isso, como se estivesse convidando o destinatário à existência: “Esperança sempre, terra bendita!”.

Marabá vista de cima, partindo do Bairro Amapá, em registro de Jordão Nunes

Em mais uma ocasião especial, os munícipes não participam do tradicional café da manhã com bolo enorme para todos no Bairro Francisco Coelho ou das atrações na Praça São Félix de Valois, devido ao alto risco de contágio por uma doença que tem ampliado o número de vítimas em Marabá.

O aniversário de Marabá é comemorado neste 5 de abril nos corações daqueles que amam esta terra e a ela tributam votos de longanimidade e resiliência em face das adversidades. Como presente, bem que poderíamos receber a reabertura do hospital de campanha, tão necessário para salvar a vida de nosso povo. Nós merecemos. (Vinícius Soares/Debate Carajás)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!