Manifestação quilombola bloqueia acesso à fazenda de dendê no Pará

A manifestação, que durou três dias e reuniu cerca de 50 pessoas, incluindo crianças, foi uma resposta a um episódio de violência ocorrido na quarta-feira (12)

Uma manifestação quilombola bloqueou um ramal de acesso à fazenda Vera Cruz, controlada pela empresa Brasil BioFuels (BBF), no Acará, nordeste do Pará, em protesto contra a presença de segurança armada da empresa na região. A manifestação, que durou três dias e reuniu cerca de 50 pessoas, incluindo crianças, foi uma resposta a um episódio de violência ocorrido na quarta-feira (12), quando quilombolas da comunidade Amarqualta foram agredidos por seguranças armados e encapuzados da empresa.

Na noite de domingo (16), forças policiais das polícias Civil e Militar foram ao local para cumprir mandado de desocupação, determinada pela Comarca do Acará. O acampamento foi então desarticulado, e os manifestantes tiveram que deixar o local.

A liderança quilombola Josias Dias dos Santos, conhecido como Jota, explicou que havia um termo de audiência em que o juiz tinha determinado que as partes do processo – a comunidade Amarqualta e a empresa BBF – vivessem em paz até que uma decisão final seja tomada. O impasse, segundo Jota, é a demarcação da área quilombola. “Temos plena convicção que a terra é nossa, mas o estado ainda não demarcou, por isso existe esse conflito”, afirmou.

Os quilombolas alegam que foram vítimas de um “ataque violento” por parte dos seguranças da BBF na quarta-feira (12), quando tentavam roubar frutos de dendê na fazenda Vera Cruz. Porém, a empresa afirmou em nota que o grupo estava armado e ameaçou de morte os funcionários da empresa, além de tentar invadir as instalações da fazenda para destruir equipamentos e maquinários.

A manifestação dos quilombolas foi uma forma de protesto contra a presença da segurança armada da empresa na região, e o bloqueio do acesso à fazenda Vera Cruz foi uma tentativa de limitar a atuação dos seguranças nas áreas próximas. No entanto, no domingo (16), forças policiais cumpriram um mandado de desocupação e desbloqueio da fazenda Vera Cruz, resultando no fim do acampamento quilombola.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou que um inquérito será instaurado para apurar os fatos ocorridos durante o protesto dos quilombolas e a ação policial. O conflito de terras entre a empresa BBF e as comunidades quilombolas na região continua a ser um ponto de tensão, aguardando uma decisão final por parte do estado em relação à demarcação das áreas quilombolas. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!