Mais de 5 mil presos do Pará participam do Encceja 2023

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) registrou quase 40% de aumento no número de inscritos em relação ao ano de 2022

Mais de 5 mil internos do sistema penitenciário paraense participam, nesta terça-feira, 17, e quarta-feira, 18, das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL).

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) registrou quase 40% de aumento no número de inscritos em relação ao ano de 2022 quando 3.778 PPLs participaram da avaliação. Este ano, foram 5.282 evidenciando outro recorde, já que o número superou a meta de 4.400 definida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) para o Pará.

Patrícia Sales, coordenadora de Educação Prisional da Seap, explica que esse avanço nos números de matriculados no Encceja vem ocorrendo desde o ano de 2019, tanto no número de participantes quanto no volume de aprovações. Em cinco anos, a Seap conseguiu ampliar em 236% o número de participantes no Encceja.

A coordenadora conta que o Senappen estipula metas para todos os estados brasileiros. Em 2023, o Pará ultrapassou estados como o da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

“O Pará realmente ficou no topo com um dos maiores recordes de inscrições. Isso é o trabalho árduo com a questão da nova era da SEAP, que é realmente voltada para a ressocialização. E a educação é o melhor caminho para isso. Então, a gente está trabalhando arduamente para ter a educação como a principal porta de saída”, afirma Sales. (Com Agência Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!