O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), garante apoio a mais de 150 atletas que representam o Estado, em 15 modalidades, nos Jogos da Juventude CAIXA, em João Pessoa, capital da Paraíba. A competição reúne mais de 4 mil atletas de até 17 anos, em 18 modalidades esportivas, dos 26 estados e do Distrito Federal. O evento foi aberto nesta quarta-feira (13), com cerimônia no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, às 18h (horário de Brasília). A organização é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Da abertura participaram, como embaixadores do esporte, os medalhistas olímpicos de Paris, Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Souza (judô), Caio Bonfim (marcha atlética) e o paraibano Netinho Pontes (taekwondo).Primeira parte da delegação paraense que participa da competição em João PessoaFoto: Divulgação
Futuros campeões – O titular da Seel, Cássio Andrade, ressaltou a importância do apoio aos atletas. “Os Jogos da Juventude CAIXA é uma competição que revela grandes talentos para o País. São dessas competições que surgem futuros campeões olímpicos. E nós, do Governo do Pará, por meio da Seel, apoiamos nossos atletas. Nesse primeiro bloco que embarcou para a Paraíba, mandamos um ônibus com 32 atletas e nove técnicos, e tenho certeza de que nossos atletas vão brilhar em mais um Brasileiro”, frisou o secretário.
O Pará é representado nesta primeira etapa de competições por atletas das modalidades badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo e tênis de mesa. A delegação é composta por 44 atletas, técnicos, chefe de delegação e dirigentes.
Na sexta-feira (15), para o segundo bloco dos Jogos, embarcarão 59 integrantes – atletas, técnicos, chefe de delegação e dirigentes -, com destino a João Pessoa. São atletas das modalidades natação, águas abertas, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia e basquete. O terceiro e último bloco terá 76 integrantes, e viajará na próxima quinta-feira (21), com atletas das modalidades atletismo, handebol e voleibol.
Oportunidades – “Os Jogos da Juventude fazem parte de um caminho de desenvolvimento desse atleta que um dia irá integrar uma seleção nacional e representará o Brasil em grandes eventos multiesportivos internacionais, como os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos. Trabalhamos próximos às confederações no planejamento de oportunidades futuras para os atletas que se destacarem nas competições, e com os governos estaduais, que em parceria com as federações estaduais garantem a participação dos melhores atletas de cada modalidade. Estamos fortalecendo os Jogos da Juventude na perspectiva do rendimento esportivo”, informou Kenji Saito, diretor dos Jogos da Juventude CAIXA.
As competições serão distribuídas por 27 instalações esportivas. No máximo 10 terão disputas simultâneas. Os espaços receberão 130 toneladas de materiais esportivos, oriundas de 10 cidades. Três locais concentrarão mais eventos, como ocorre em grandes eventos, como os Jogos Pan-Americanos.
A Vila Olímpica terá competições de badminton, natação, basquete, atletismo e vôlei. No Centro de Convenções serão realizadas provas de judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo, wrestling, ginástica artística, esgrima e handebol, e na orla de Cabo Branco serão disputados triatlo, vôlei de praia e águas abertas.
As modalidades coletivas serão disputadas em cinco espaços: Ginásio Ronaldão, que também receberá a ginástica rítmica; Instituto de Cegos, que sediará as disputas do tênis de mesa; Sesc (Serviço Social do Comércio), APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal) e Motiva Oriental. (Com Agência Pará)