Pará: 10 mil alunos da rede pública são aprovados nas principais universidades

O resultado também é fruto das ações implementadas pelo Governo do Pará para garantir conhecimento e competitividade aos estudantes.
Crédito: Reprodução

Os desafios na educação decorrentes da pandemia de Covid-19 não ofuscaram o sonho de milhares de estudantes paraenses de conquistar uma vaga no ensino superior. O reflexo desse empenho está sendo visto em cada listão dos classificados nas principais universidades públicas do Pará. Até o momento, foram contabilizados mais de 10 mil alunos da rede estadual de ensino aprovados nos vestibulares.

Um deles foi Jhonatan Ferreira, 1º lugar em Direito, um dos cursos mais concorridos na Universidade Federal do Pará (UFPA). O aluno contou que o aprendizado na Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso e no Polo Metropolitano Pré-Enem foi um dos pilares nessa conquista. “Em 2021, tive que superar muitas dificuldades, estruturais e econômicas, devido a minha família não ter renda alta. Para mim, é um alívio conquistar essa vaga. Estou muito feliz, porque me esforcei bastante, e agradeço a todos que me ajudaram nessa trajetória”, ressaltou.

Entre os alunos da rede pública estadual aprovados também há os que conquistaram as primeiras colocações:

– Rafael Barbosa – 1º lugar em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) – aluno do Polo Metropolitano Pré-Enem

– Lorena Botelho – 1º lugar em Letras na Ufra – aluna da Escola Estadual Antônio Teixeira Gueiros e do Enem Pará

– Gabriela de Paula Marinho – 1º lugar em Psicologia na UFPA – aluna da Escola Estadual Ramiro Olavo e do Enem Pará

– Jordan Silva – 1º lugar em Ciências Contábeis na Ufra – aluna da Escola Estadual Maria Alice Carvalho e do Enem Pará

Caloura em Jornalismo na UFPA, Rebeca Reis disse que está realizada, ainda mais por ser sua primeira experiência com a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e já com êxito. “Sendo jovem periférica não teria como pagar um cursinho. Enxerguei no Polo Metropolitano a oportunidade de conseguir realizar o meu sonho. Aqui os professores são totalmente preparados, a estrutura é muito boa, o ensino realmente é de qualidade e tudo valeu a pena, tanto que consegui entrar na universidade dos meus sonhos”, enfatizou a caloura.

O ingresso na Ufra é feito exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, mais de 90% dos novos acadêmicos são oriundos da rede pública estadual. Já na Universidade do Estado do Pará (Uepa), quase 70% dos aprovados estudaram em escolas públicas, o que reforça a importância de investimentos que garantam o acesso ao conhecimento necessário e a competitividade desses alunos. (Portal Debate com informações da Agência Brasil)

 

 

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!