Justiça condena a 32 anos de prisão réu que matou policial militar no Pará

A pena foi aplicada a Rene da Silva Pinheiro, por homicídio triplamente qualificado, furto da bolsa com pertences da vítima e formação de milícia.
Foto: Reprodução

BELÉM (PA) – Rene da Silva Pinheiro foi condenado a 32 anos de prisão nesta quarta-feira (25) por envolvimento na morte do sargento Josevaldo Andrade da Silva, da Polícia Militar. A pena foi aplicada por homicídio triplamente qualificado, furto da bolsa com pertences da vítima e formação de milícia. O crime ocorreu no dia 14 de maio de 2019, na alameda Tropical, bairro de Água Boa, no distrito de Outeiro.

De acordo com os autos, Rene Pinheiro teria feito parte de um grupo de faccionados da “Família de Outeiro” ligado a facção criminosa Comando Vermelho (CV). O CV é suspeito de ordenar o assassinato de Josevaldo Silva e de mais outros 28 agentes de segurança pública do Pará.

O promotor da 4ª Promotoria de Justiça de Execuções Penais da Capital contabilizou 40 atentados contra agentes há quatro anos no Pará. O réu é acusado de ser o “disciplina final” (pistoleiro) dentro da pirâmide do Comando Vermelho. A polícia conseguiu descobrir o crime na época por interceptações telefônicas e em mensagens via aplicativo de mensagens.

A acusação alegou que o crime foi a mando de Rene Pinheiro que, na época, estava preso cumprido sentença condenatória por tráfico de drogas. O defensor público sustentou que o réu não teria sido o autor do crime e que a polícia o apontou apenas por suspeita em grupo que fazia parte nas redes sociais. Durante interrogatório, o acusado negou participação na morte do PM.

Os jurados reconheceram a responsabilidade criminal do réu, votando por maioria na condenação. O juiz doutor Claudio Hernandes Silva Lima, titula da 4ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca da Capital estabeleceu a sentença de mais de 30 anos em regime inicial fechado.

Após o veredito, Rene Pinheiro pediu ao juiz que o permitisse abraçar a mãe e a irmã, por não as tê-las visto em 4 anos. O juiz autorizou o ato sob a supervisão dos policiais penais.

Condenados no homicídio de Josevaldo Silva

 O indivíduos, Fernando Assis Cardoso Silva, Ricardo Barbosa Macedo e Marcilene do Socorro Barbosa Macedo também foram acusados de integrarem a facção criminosa.

No dia 9 de novembro de 2022, Fernando Cardoso foi condenado a 10 anos, 9 meses e 5 dias de prisão por homicídio simples e formação de milícia. Enquanto Marcilene Macedo e Ricardo Macedo foram sentenciados a 5 anos  e 5 meses de reclusão pela prática de formação de milícia privada e organização paramilitar. Todos cumprem pena no sistema prisional do Pará. (Portal Debate, com O Liberal)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!