Marabá
26°C
Overcast clouds

Justiça concede reintegração de posse e interdita aeroporto no oeste do Pará

Ação é movida por um filho do antigo dono do terreno, onde hoje funciona o aeroporto. O prefeito Valmir Climaco convocou uma coletiva de imprensa e afirmou que irá recorrer da decisão da justiça: “É imoral e ilegal”.
Justiça interdditou Aeroporto de Itaituba. (Foto: Jordan Norato/Portal Giro)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O aeroporto Wirland Freire, em Itaituba, no oeste do Pará, foi interditado na tarde desta quarta-feira (18), através de uma decisão judicial, movida por um filho do antigo dono do terreno, onde hoje funciona o aeroporto na cidade.

A pista fica localizada no KM 5 da Rodovia Transamazônica (BR-230). O prefeito Valmir Climaco convocou uma coletiva de imprensa e afirmou que iria recorrer da decisão, a qual chamou de “ilegal e imoral”. O gestor afirmou que a prefeitura possui toda a documentação que comprova a posse do terreno que pertencia a União.

André Paxiúba, administrador do aeroporto, relatou que soube da ordem judicial após o setor de segurança informar que pessoas estavam usando máquinas para retirar parte da cerca do local e entrando na zona de pouso de aeronaves.

“Fomos informados pelo oficial de justiça que há uma liminar de reintegração de posse de 200 metros de frente por mil metros de fundos, bem em frente a principal cabeceira de operação, o que nos levou a solicitar do comando da Aeronáutica e da Secretaria de Aviação Civil, a interdição temporária do aeroporto até que se resolva a situação”, narrou Paxiúba.

O aeroporto Wirland Freire é uma pista estratégica, pois conta com voos comerciais regulares que ligam Itaituba a várias cidades do Brasil. O serviço de taxi aéreo também utiliza o aeroporto para voos entre distritos, garimpos e vilas mais afastados do centro urbano da cidade de Itaituba. (Portal Debate Carajás, com Portal Giro)

Pista do aeroporto foi interditada. (Foto: Jordan Norato/Portal Giro)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!