Justiça autoriza lançamento de pré-candidatura a prefeito em galpão de igreja no sudeste do Pará

Em Jacundá, sudeste do Pará, o Ministério Público do Pará (MPPA) recorreu à Justiça para impedir realização do lançamento de pré-candidatura ao cargo de prefeito de Rogério Oliveira Pereira, conhecido como “Capitão Rogério”, alegando que evento não estaria de acordo com lei que rege a propaganda eleitoral fora de época.

Na quarta (4), o juiz eleitoral Jun Kubota decidiu indeferir o pedido, autorizando a realização do evento. Na decisão, o juiz afirma que “as provas apresentadas devem, além do mais, assinalar robustez para que sejam aplicadas as sanções rigorosas dispostas na lei”.

Ação

Na ação, o promotor eleitoral, Sávio da Silva, informou que o evento foi marcado para a próxima quinta-feira (5), no galpão de eventos da Igreja Nossa Senhora Perpétuo Socorro, em Jacundá. Os convites foram distribuídos pelo pré-candidato, segundo o MP.

De acordo com a promotoria, as irregularidades encontradas foram a divulgação externa da pré-candidatura, além da utilização da igreja como palanque político. “Vale ressaltar que o objetivo do MP é garantir que o evento ocorra de acordo com as determinações legais que não estão sendo consideradas pelo pré-candidato”, afirmou.

Na ação, o promotor também afirmou: “Não se pode tolerar que as atividades políticas sejam desenvolvidas em ambiente público, mais precisamente em igreja. Não se pode fazer da religião e seus templos ferramentas para utilização política”. Em caso de descumprimento, o promotor pediu que seja paga multa em valor a ser estipulado pela Justiça.

Outro lado

Em nota, a assessoria jurídica do pré-candidato disse que confia “na imparcialidade da Justiça e na transparência com que conduzimos ações, sempre pautadas na moralidade, honestidade e respeito à legislação eleitoral vigente”.

G1/Pará

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!