Juíza do Trabalho anula eleição do Sindecomar

Na imagem, o centro comercial da Marabá Pioneira | Foto: Reprodução

Eis mais um capítulo da novela das eleições para a diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio do Município de Marabá (Sindecomar). Em decisão publicada via Diário da Justiça neste sábado (12), a juíza Milene da Conceição Moutinho da Cruz, titular da 2ª Vara do Trabalho de Marabá, anulou o pleito ocorrido em fevereiro último e deliberou pela realização de assembleia geral no prazo de 15 dias.

Na sentença, a magistrada julgou procedentes os pedidos formulados pela defesa da chapa “Hora de Mudar”, representada pelo advogado Rodrigo Albuquerque Botelho da Costa. Ele defende que a atual diretoria não tem legitimidade para conduzir o processo e espera que o impasse seja solucionado.

A juíza do Trabalho declarou suspeita a comissão eleitoral nomeada e determinou, na sequência, a convocação de assembleia geral da categoria para a escolha de um novo comitê no prazo de 15 dias da publicação da sentença, sob pena de multa de R$ 10 mil, exigida do sindicato e dos réus no processo.

Além disso, a magistrada ordenou que, no processo eleitoral, seja garantida a inspeção das mesas receptoras de voto, com a indicação de fiscais pelas chapas. Ela também proibiu a recolha de votos em municípios fora da base territorial do sindicato. O itinerário das urnas para áreas afastadas da sede de Marabá e cidades integrantes do sindicato deve ser informado.

Na eleição de fevereiro, votos foram coletados em São Geraldo do Araguaia, Itupiranga e Brejo Grande do Araguaia. Para a chapa litigante, o sindicato não alcança os municípios. A Justiça do Trabalho também entende assim. As chapas garantem, na sentença, participação no processo de contagem dos votos para manter a lisura do escrutínio.

A Reportagem do Portal Debate Carajás tentou contato com a defesa da chapa “Renovação e Transparência”, em nome do causídico Marlon Farias Pereira, mas não obteve êxito. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Com esta decisão, avaliada como histórica pelos trabalhadores do comércio, espera-se que a novela das eleições do Sindecomar, que se arrasta há quase um ano, seja encerrada com um final feliz, ao que seja a escolha da nova diretoria. (Da Redação do Portal Debate Carajás)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!