O jovem Ailton Santos de Souza, conhecido como Ailton Radialista, saiu de Marabá no último dia 7, rumo à cidade de São Paulo, em busca de realizar o sonho de ser locutor de rádio. Ailton gravou um vídeo (veja abaixo) na cidade de Morrinhos, no estado de São Paulo, relatando sua aventura e pedindo ajuda para a gravação chegar à equipe do apresentador Rodrigo Faro, que apresenta o dominical “Hora do Faro” na RecordTV.

A pessoa que gravou o vídeo perguntou ao rapaz se ele tinha dinheiro para se alimentar e pagar um hotel para pernoitar. O viajante de Marabá disse, então, que portava apenas a quantia de R$ 20 para consertar o pneu da bicicleta, caso ele furasse. Ailton Radialista, que tem 21 anos de idade, contou que pede a alimentação para as pessoas e, na hora de dormir, ele forra o asfalto, às margens da estrada, para se deitar e descansar.

Ailton Radialista visitou rádios em diversas cidades, como a Rádio Capela FM 105,9, na cidade de Vinhedo (SP), distante 2.586 km de Marabá. Na ocasião, ele concedeu uma entrevista ao locutor Flamínio Freua, que apresenta o programa Manhã Legal. No bate-papo, o jovem revelou que pediu demissão do supermercado onde trabalhava, o Mateus da Folha 33, no núcleo Nova Marabá, para perseguir seu objetivo.

Antes de sair da cidade, Ailton narra que se ajoelhou na beira da Transamazônica, olhou para o céu e pediu a Deus que o guardasse de todo perigo. De acordo com o Google Maps, o trajeto, de bicicleta, da terra de Francisco Coelho até São Paulo capital dura cerca de uma semana.

Enfrentando as intempéries, Ailton Radialista não desiste de seu longo circuito até os estúdios da emissora paulista. Ao longo da jornada, foram muitas as amizades que fez e os admiradores que conquistou, fãs da simplicidade e da determinação de um jovem audaz e talentoso, que desde os dez anos de idade cultiva o sonho de um dia ter seu espaço na mídia, ‘com curso e carteirinha’, como diz.

No meio da tarde de ontem, segunda-feira (25), Ailton estava passando pela cidade de Campinas, noroeste de São Paulo, e hoje estará na frente da Record, na esperança de ser recebido pela produção do programa Hora do Faro e realizar o sonho de ganhar o curso de locutor de rádio.

Ailton agora pede a ajuda dos internautas para que sua história seja repercutida nas redes sociais, a fim de que algum famoso se solidarize. Ele responde no WhatsApp pelo número (94) 9 9666-4113, e seu perfil no Facebook leva o nome “Ailton Radialista”.

As pessoas que quiserem fazer doação para custear as despesas do ‘Aventureiro de Marabá’ poderão fazer o depósito na Agência: 1185, Operação: 013, Conta Corrente: 42341-8, Nome: Ailton Santos de Souza, da Caixa Econômica Federal. “Eu aprendi a não desistir e assim aconselho quem tem sonhos: nunca desista, persista”, diz o jovem por onde passa.

Vinícius Soares